TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antibióticos

Seminário: Antibióticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  Seminário  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Muitos dos antibióticos administrados não são plenamente metabolizados no organismo animal, sendo excretados na urina e nas fezes, tanto na forma do composto original ou já parcialmente metabolizados (Halling-Sørensen et al., 1998; Sarmah et al., 2006; Kemper, 2008). A utilização de excretos animais e do lodo de esgoto para fins de adubação consiste numa das principais vias de disseminação desses compostos no ambiente (Christian et al., 2003). Uma vez no ambiente, os resíduos de antibióticos podem acumular-se no solo, sofrer lixiviação ou, ainda, ser transportados, via escoamento superficial, para os corpos hídricos (Díaz-Cruz et al., 2003). Além disso, alguns desses resíduos no solo podem ser absorvidos e se acumular nos tecidos vegetais, resultando em risco à saúde humana quando da colheita e consumo de alimentos de origem vegetal (Migliore et al., 2003; Boxall et al., 2006).

O destino e o comportamento ambiental desses compostos, assim como de outros xenobióticos, são influenciados por uma variedade de fatores, como as propriedades físico-químicas da molécula e do solo e as condições ambientais e de manejo prevalecentes (Sarmah et al., 2006; Kemper, 2008). Como exemplos, as tetraciclinas apresentam baixo potencial de mobilidade no solo devido ao seu elevado potencial de sorção, as sulfonamidas podem ser facilmente transportadas até os cursos d'água devido ao seu baixo potencial de sorção aos sítios de troca orgânicos e, ou, minerais do solo, ao passo que a tilosina é rapidamente degradada pela microbiota do solo (Sarmah et al., 2006).

Em adição às questões já mencionadas, sabe-se muito pouco sobre os efeitos, em diferentes organismos animais, da exposição crônica, em longo prazo, a baixas concentrações desses compostos (Boxall, 2004). No ambiente, organismos aquáticos e terrestres estão expostos a uma ampla gama de moléculas residuais (Jørgensen & Halling-Sørensen, 2000), que podem interagir entre si, manifestando efeitos aditivos, antagônicos, sinérgicos, etc. (Sarmah et al., 2006).

Apesar da importância da produção animal para o agronegócio brasileiro, o País carece de pesquisas na área, não dispondo, entre outros, de levantamentos sobre a ocorrência de resíduos dos principais antibióticos de uso veterinário no ambiente, seus possíveis efeitos sobre o ecossistema e, ou, tampouco qualquer estudo a respeito da dinâmica desses compostos em nossos solos, que apresentam altas taxas de intemperismo. Assim, este trabalho teve como objetivo principal levantar na literatura - a qual se restringe quase que integralmente a trabalhos desenvolvidos em condições de clima temperado - aspectos relacionados ao comportamento e ao impacto da presença de resíduos de antibióticos de uso veterinário no ambiente. Paralelos foram traçados para a realidade brasileira, enfatizando a necessidade de desenvolver estudos sobre a ocorrência e o comportamento desses resíduos em ambientes tropicais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com