TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Exclusivo Utilização do Melhoramento Genético na Produção de Frutíferas

Por:   •  16/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.090 Palavras (13 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

AGRONOMIA

ADRIANO ALVES DE LIMA

ANDRÉ OLIVEIRA ALVES

JOABSON MORAIS QUAIATTO

LEANDRO RODRIGUES MACHADO

UTILIZAÇÃO DO MELHORAMENTO GENÉTICO NA PRODUÇÃO DE FRUTÍFERAS

LUIS EDUARDO MAGALHÃES

2021


ADRIANO ALVES DE LIMA

ANDRÉ OLIVEIRA ALVES

JOABSON MORAIS QUAIATTO

LEANDRO RODRIGUES MACHADO

UTILIZAÇÃO DO MELHORAMENTO GENÉTICO NA PRODUÇÃO DE FRUTÍFERAS

Trabalho apresentado para as disciplinas de Fitopatologia Aplicada, Genética e melhoramento de plantas e animais, Agrometeorologia, Construções rurais e Fruticultura.

LUIS EDUARDO MAGALHÃES

2021

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        FITOPATOLOGIA APLICADA        4

2.2        GENÉTICA E MELHORAMENRO DE PLANTAS E ANIMAIS        5

2.3        AGROMETEOROLOGIA        6

2.4        CONSTRUÇÕES RURAIS        6

2.5        FRUTICULTURA        9

CONCLUSÃO        13

REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

Busca-se através deste trabalho desenvolver a proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) que tem como tema “Utilização do melhoramento genético na produção de frutíferas”. Esta temática possibilita a aprendizagem interdisciplinar para as disciplinas de Fitopatologia Aplicada, Genética e melhoramento de plantas e animais, Agrometeorologia, Construções rurais, e Fruticultura.

E assim desenvolver as competências de Conhecer e compreender o manejo para o controle de doenças em plantas cultivadas; Conhecer as condições proporcionadas pelos elementos climáticos e sua relação com o solo e as plantas; Fornecer subsídio teórico e prático sobre o melhoramento genético de plantas; Conhecer os principais métodos, clássicos e biotecnológicos, utilizados na obtenção de variedades de plantas autógamas, alógamas e de propagação assexuada; Conhecer as edificações rurais mais comuns, suas características específicas e os recursos que poderão ser utilizados para que possam oferecer conforto, eficiência e praticidade; Conhecer as técnicas no manejo das culturas, de clima tropical e temperado, para otimizar a produção e a qualidade dos frutos; Aprofundar os conhecimentos da área específica; Refletir sobre as atividades relacionadas ao estudo; Desenvolver pensamento crítico sobre a atuação do profissional de Agronomia.

Este trabalho tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem; Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz; Promover o estudo dirigido à distância; Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e a autoaprendizagem; Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem; Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação; Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão; Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

O presente curso de agronomia tem como objetivo principal formar profissionais que sejam capazes de melhorar a produtividade de atividades agrícolas e agropecuárias, encontrando formas eficientes de lidar com recursos naturais, matérias-primas, novas tecnologias e mão-de-obra no campo.


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. FITOPATOLOGIA APLICADA

O Huanglongbing (HLB), também conhecido como “greening” ou “doença do ramo amarelo” é, atualmente, uma das mais destrutivas doenças da citricultura mundial. A doença está associada a bactérias restritas aos vasos do floema, não são cultivadas em meio de cultura e sua identificação e caracterização é feita somente por técnicas moleculares. Três espécies causam a doença: Candidatus Liberibacter asiaticus, causadora da forma asiática da doença, Ca. L. africanus, causadora da forma africana da doença e Ca. L. americanos, que foi detectada em 2004, na região central de São Paulo. Ca. L. asiaticus e Ca. L. americanos são transmitidos pelo psilídeo Diaphorina citri, enquanto Ca. L. africanus é transmitida pelo psilídeo Trioza erytreae.

Os sintomas causados por estas bactérias caracterizam-se por presença de mosqueados irregulares nas folhas, apresentando regiões cloróticas não definidas e distribuídas de forma assimétrica no limbo foliar verde. O HLB é uma das mais importantes doenças dos citros da atualidade, o agente causal é classificado como praga quarentenária A2, segundo Instrução Normativa nº 45, de 22/08/2018, constituindo-se em um fator de restrição à comercialização de frutos cítricos para países e unidades da Federação livres da doença (BASSANEZI et al., 2016).

Dessa forma, o controle é realizado mediante utilização de mudas sadias e certificadas, produção de mudas em viveiros telados; e a eliminação imediata da planta com sintoma da doença, associado ao controle do inseto vetor.

O processo de mudanças climáticas e ambientais globais, que vem se agravando nas últimas décadas mas que foi divulgado mais amplamente pela mídia nos últimos dois anos, porta para a sociedade e setores de governo um desafio sobre as causas e o papel das alterações ambientais sobre as condições de saúde. 

Fundamenta-se em medidas preventivas, baseadas em diferentes princípios de controle de doenças, atuando no hospedeiro, no patógeno ou no ambiente.

Sendo assim, a implementação do manejo integrado de doenças em larga escala possibilita o aumento da estabilidade da produção agrícola, exploração de novas áreas agricultáveis ou utilização de antigas áreas com novas culturas, padronização de procedimentos de controle integrado, respostas mais rápidas a surtos epidêmicos da ocorrência de patógenos e menor agressão ao meio ambiente (BERGAMIN FILHO e AMORIM, 2018).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (259.6 Kb)   docx (154.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com