TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aparelho Reprodutor Masculino

Dissertações: Aparelho Reprodutor Masculino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 4

Aparelho Reprodutor Masculino

O aparelho reprodutor masculino é formado pelas gônadas masculinas, ou testículos, que são órgãos sexuais principais, pois produzem os gametas e s hormônios que definem as características sexuais secundárias. O epidídimo, ducto deferente, vesículas seminais, próstata, glândulas bulbouretrais, escroto e pênis são chamados de órgãos sexuais acessórios.

Os órgãos constituintes contribuem para a formação primária, a reprodução. E ainda para a produção e o transporte de espermatozoides, a secreção de fluídos e a deposição de sêmen no trato feminino. O órgão copulador também transporta urina para o ambiente externo.

Testículos: são dois e localizam-se fora da cavidade abdominal, pois precisam ser mantidos a uma temperatura inferior (aproximadamente 2°C) à temperatura corporal. Alojam-se dentro da bolsa escrotal, que é uma estrutura revestida por pele com uma camada rica de músculo liso. Os testículos são envolvidos por uma cápsula chamada albugínea, de tecido conjuntivo, rico em fibras colágenas. Cada testículo se divide em 250 lóbulos testiculares. Cada um destes apresenta de um a quatro túbulos seminíferos imersos em tecido conjuntivo frouxo, contendo vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e células intersticiais. Os testículos têm a importantíssima função de produzir espermatozoides e hormônio sexual masculino.

Epidídimo: recebe os espermatozoides produzidos pelo testículo e serve como local de reserva de espermatozoides, pois é um tubo muito longo. A musculatura lisa do epidídimo tem contrações que ajudam no transporte dos espermatozoides e na ejaculação. O processo de maturação dos espermatozoides ocorre durante sua passagem pelo epidídimo.

Ducto deferente: é um túbulo reto que liga o epidídimo à uretra prostática. O epidídimo continua no ducto deferente, que desemboca na uretra prostática e é formado por músculo liso. Antes de penetrar na próstata, o tubo se alonga formando uma ampola, que se liga a vesícula seminal, segue penetrando na próstata ate chegar à região prostática da uretra. Na região intraprostática recebe o nome de ducto ejaculatório. Os músculos lisos do ducto deferente sofrem contrações durante a ejaculação.

Vesículas seminais: As vesículas seminais são duas bolsas que secretam um líquido viscoso composto principalmente por frutose, prostaglandinas e várias proteínas que fornecem nutrição e energia para o espermatozoide. Localizam-se lateralmente aos ductos deferentes. A secreção das vesículas seminais é controlada pela testosterona.

Próstata: produz o líquido prostático e se localiza próxima ao reto. Este líquido secretado é alcalino e leitoso, contribuindo na composição do sêmen.

Glândulas bulbouretrais: São duas pequenas glândulas (do tamanho de ervilhas) que se localizam abaixo da próstata. Secretam um muco claro e tem função lubrificante.

Pênis: é o órgão muscular encarregado de depositar os espermatozoides no interior da vagina. Compreende grande parte da uretra. Seu interior é composto por três cilindros de tecido esponjoso, os vasos cavernosos, formados por vasos sanguíneos que, durante o ato sexual, estimulados pelo sistema nervoso autônomo, recebem uma quantidade maior de sangue, dilatando-se e provocando a ereção do órgão. Esta ereção é fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com