TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arenito

Tese: Arenito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

ARENITO

Uma das rochas sedimentares mais abundantes na crosta terrestre, o arenito é muito utilizado na indústria de construção, como revestimento e na fabricação de vidro e concreto.

O arenito é uma rocha sedimentar com granulometria na faixa de 0,01 a 2mm, originada pela deposição de grãos de areia no fundo dos oceanos, mares, lagos e rios. Posteriormente os arenitos tornam-se compactos devido ao efeito de fenômenos diagenéticos, ou seja, aqueles em virtude dos quais sedimentos incoerentes aos poucos se convertem em sedimentos consolidados. Depois dos argilitos e folhelhos, os arenitos são as rochas mais comuns entre as sedimentares.

O arenito puro compõe-se quase exclusivamente de grãos de quartzo arredondados e ligados por um cimento que tanto pode ser sílica, de coloração branca, carbonato de cálcio, de coloração cinza, ou ainda substância ferruginosa, com tonalidades avermelhadas. Não são raros, porém, os arenitos não cimentados e que mostram consolidação incipiente, apenas por forte e estreita justaposição dos grãos constituintes.

Além dos grãos de quartzo, encontram-se nessas rochas, geralmente em diminutas percentagens, outros minerais, tais como: zircão, ilmenita, granada, turmalina, epídoto, moscovita etc. Distinguem-se diversos tipos de arenitos conforme variação na composição mineralógica ou na forma dos grãos. Assim, são denominados grit os arenitos que apresentam grânulos de quartzo angulosos. Quando na composição mineralógica estão presentes vinte por cento ou mais de minerais do grupo dos feldspatos, o arenito é chamado arcózio. Se, ao invés de feldspato, estiverem presentes minerais escuros, em quantidade semelhante, o arenito recebe o nome de grauvaca.

Os arenitos são rochas comuns em muitas das formações sedimentares encontradas no Brasil, sendo característicos os arenitos triásicos intercalados às eruptivas basálticas do sul do Brasil, Uruguai e Argentina.

Os arenitos que ficam em contato com as intrusões básicas mencionadas tornam-se, via de regra, endurecidos, além de adquirirem fratura concóide (semelhante a uma concha). Assim metamorfoseados, são amplamente empregados como pedras de construção e revestimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com