TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argilominerais

Exames: Argilominerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 2

Argilominerais

Silicatos hidratados de alumínio na forma lamelar ou alongada. Principais formadores da fração fina dos solos.

Determinantes das propriedades plásticas e de coesão dos solos.

São minerais secundários (produtos da intemperização de outros minerais) que ocorrem na fração argila. Devido ao pequeno tamanho de suas partículas, do seu alto grau de subdivisão, os minerais de argila são bastante ativos quimicamente, pois possuem propriedades coloidais: a grande afinidade por água e por elementos químicos nela dissolvidos, devido à vasta superfície específica e à existência de muitas cargas elétricas nessa superfície.

Dentre os argilominerais 1:1 pode-se citar a caulinita e a haloisita. Os principais representantes dos argilominerais 2:1 são a Montmorilonitas e a Esmectita, a Vermiculita, a Mica e a Ilita.

Caulinita

Silicato de alumínio hidratado, com 39,5% Al2O3 - 46,5% SiO2 - 14,0% H2O. O grupo da caulinita também é conhecido como grupo dos canditos e é constituído por: caulinita, dickita, anauxita-Al2Si3O7(OH)4, nacrita, halloysita-Al2Si2O5(OH)4.2H2O, meta-halloysita.

Cristalografia na forma Pseudo hexagonal, da classe prismática.

Pode ocorre na alteração de feldspatos, feldspatóides e outros silicatos, durante o intemperismo químico e também hidrotermal. Pode formar-se também por processos diagenéticos em bacias sedimentares. Portanto pode ser formado de diversos tipos de minerais e rochas e em quantidades consideráveis.

É matéria prima-básica da indústria cerâmica, para a fabricação da porcelana, louça sanitária etc., em mistura com outros produtos minerais; é também empregada na preparação de pigmentos á base de anilina, veículo inerte para inseticidas, abrasivos suaves, endurecedor na indústria tęxtil, carga na fabricação de papel, carga e revestimento de linóleos e oleados, em sabões e pós dentifrícios, carga para gesso para parede, constituinte do cimento branco, em tintas, e outros. Em medicina, como absorvente de toxinas do aparelho digestivo e como base para muitos desinfetantes. Na fabricação de borracha de alta qualidade, empregada a confecção de luvas para fins médicos e de revestimentos de fusíveis. Em cosméticos e certos plásticos. Substâncias inertes, como barita e talco, podem ser substituídas pelo caulim, em muitos casos. No futuro poderá ser empregado, em escala comercial, como fonte de alumina, na produção de alumínio metálico.

Montmorilonita

As montmorilonitas são formadas por uma camada de Al2(OH)3 e duas camadas de sílica. Cristalografia Monoclínica, da Classe Prismática.

É associada à zeólitas, quartzo e outros minerais de argila.

Produto de alteração de rochas ígneas efusivas, metamórficas e sedimentares em ambiente mal drenado.

É usada em desodorante, descolante, inseticida, etc.

ftp://ftp.cefetes.br/Cursos/Transportes/CelioDavilla/Solos/Literatura%20complementar/Apostila%20FURG%20Solos/04-%20MINERALOGIA.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com