TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedade Dos Argilominerais

Pesquisas Acadêmicas: Propriedade Dos Argilominerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  1.478 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTIONÁRIO 02

PROPRIEDADES DOS ARGILOMINERAIS

1- Qual a principal fração granulométrica do solo (areia, silte ou argila)? Por quê? Justifique sua resposta.

Argila, porque, por possuir uma granulometria menor, ela é mais intemperizada, e quanto mais intemperizado o solo maior a presença de argilominerais.

2- O que é um aluminiossilicato ou argilomineral?

Minerais constituídos por aluminossilicatos hidratados pertencente ao grupo mineral dos filossilicatos.

Filossilicatos  Minerais que possuem estruturas em formas de folhas, camadas. Ex: camada formada por tetraedro de Si, sobre esta camada ocorre outra formada por octaedros de Al, e assim sucessivamente.

3- Sobre a estrutura e composição química de um argilomineral responda:

a) O que é um sítio tetraédrico (IV) e octaédrico (VI) em um argilomineral, quais são os elementos mais frequentes que ocupam estes sítios?

Numa camada tetraédrica o cátion dominante é o Si4+, porém o Al3+ o substitui frequêntemente, e Fe3+ ocasionalmente.

Na camada octaédrica o cátion mais comum é o Al, porém podem ocorrer substituições por outros cátions tri e bivalentes, como Mg2+, Fe2+ ou Fe3+. Estas camadas octaédricas determinarão se o argilomineral será dioctaédrico ou trioctaédrico, dependendo do tipo de cátion que estiver na ligação.

b) Qual a forma geométrica formada no sítio tetraédrico (IV) e octaédrico (VI) de um argilomineral.

Tetraédrico: Octaédrico:

c) Em função do sítio tetraédrico (IV) e octaédrico (VI) descreva um aluminiossilicato ou argilomineral 1:1 e 2:1 e mostre a diferença entre eles.

Os argilominerais 1:1possuem uma camada tetraédrica e outra octaédrica. Já os argilominerais 2:1 possuem duas camadas tetraédricas e uma camada octaédrica.

d) Um argilomineral 2:1 possui quantas camadas de tetraedros e octaedros? E os argilominerais 1:1?

Argilominerais 2:1 possuem duas camadas de tetraedro de Si, ou seja, possuem dois sítios tetraédricos, assim ficam duas camadas de Si para uma de Al, já os argilominerais 1:1 tem apenas uma camada de Si, ou seja, um tetraedro de Si.

e) Descreva as fórmulas químicas de um argilomineral 1:1 e 2:1 e identifique o sítio tetraédrico e octaédrico.

Argilomineral 1:1 – Caolinita: Al2 Si2 O5 (OH)4

Argilomineral 2:1 – Muscovita: K Al2 (Si3 Al) O10 (OH)2

f) Explique o que é um argilomineral dioctaédrico e trioctaédrico?

Para ocorrer a presença de um mineral dioctaédrico é necessário a existência de um cátion trivalente no sítio octaédrico R2+3.

Os argilominerais dioctaédricos não apresentam todos os espaços preenchidos, para cada dois sítios ocupados ocorre um vazio.

Para ocorrer a presença de um argilomineral trioctaédrico é necessário a existência de um cátion bivalente no sítio octaédrico R3+2.

Os argilominerais trioctaédricos possuem todos os espaços preenchidos.

g) O que é uma superfície siloxana?

É a superfície formada pelos “anéis” hexagonais da polimerização dos tetraedros de silício.

h) O que é uma cavidade siloxana?

Se a cavidade siloxana estiver carregada de íons de K+(principalmente), estes ficam “presos” entre as cavidades de duas camadas

4- Existe uma relação entre cavidade siloxana – argilominerais dioctaédricos e expansividade dos argilominerais? Caso positivo explique-a.

Se a cavidade siloxana estiver carregada de íons de K+(principalmente), estes ficam “presos” entre as cavidades de duas camadas, e elas não conseguem se expandir.

5- Sobre equilíbrio estequiométrico responda:

a) Quando os argilominerais ocorrem eletricamente neutros. Justifique. Cite exemplos.

Quando as camadas tetraédricas e octaédricas estão reunidas nas camadas, estas podem estar eletricamente neutras ou negativamente carregadas. A neutralidade elétrica existe quando uma camada octaédrica contém cátions R3+ em dois dos três sítios octaédricos, ou cátions R2+ em todos os sítios octaédricos, combinado com as camadas tetraédricas preenchidas totalmente por Si4+. Um exemplo é a caolinita Al2Si2O5(OH)4.

b) Quando os argilominerais ocorrem eletricamente carregados negativamente. Cite as principais substituições tanto no sítio tetraédrico quanto no sítio octaédrico. Justifique. Cite exemplos.

A Capacidade de Troca Catiônica (CTC) é um conjunto de cargas elétricas, geralmente negativas, produzidas pelo processo de substituição isomórfica heterovalente entre cátions, gerando um desequilíbrio estequiométrico (não fechamento de cargas no composto químico), dentro de um filossilicato ou argilomineral.

5- Em que sítio tertraédrico ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com