TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arremesso De Peso

Artigos Científicos: Arremesso De Peso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  3.160 Palavras (13 Páginas)  •  2.463 Visualizações

Página 1 de 13

Educação Física

ARREMESSO DE PESO

Aline Neri da Costa

RM: 6993

Professor: Carlos Roberto Quintanilha

Cruzeiro – São Paulo

Maio/2013

Arremesso de Peso

1. Histórico e Evolução:

1.1 No século XVI, o rei Henry VIII celebrou as suas façanhas nas competições da corte com os arremessos de peso e martelo, e, no século XVII, soldados Ingleses organizaram as competições de arremesso de bala de canhão.

As regras da competição foram estabelecidas pela primeira vez em 1860, quando o arremesso tinha que ser feito de um quadrado com lados de 7 pés (2,13m). Isso foi alterado em 1906 por um círculo de 7 pés de diâmetro. Consistia em lançar, à maior distância possível, uma esfera de bronze ou ferro.

Observando a técnica de Fuchs, um homem que marcou época na história desta prova, outro americano, Parry O'Brien, partiu para o seu estilo próprio. Este atleta, vencedor dos Jogos Olímpicos de 1956 e 1960, se convenceu que seria o primeiro homem a arremessar um peso de 7.257 kg acima de 20 metros. Tamanha era a sua obsessão, que transportava um peso dentro do seu carro e onde quer que parasse, treinava horas a fio. O’Brien concluiu que poderia iniciar o deslocamento com o corpo de costas para a direção do lançamento, o que daria ao peso, um maior caminho dentro do círculo, lhe permitindo maior impulso e velocidade. Até hoje, esta técnica é a preferida pela maioria dos arremessadores, embora outras, as do arremesso com giro, surgiram da com o atleta russo Alexander Baryschikov, em 1972, conseguindo um número considerável de adeptos, com bons resultados.

1.2 Evolução a partir da Era Moderna:

Nos Jogos Olímpicos de Atenas (1896), a prova de peso foi feita, primeiro com a mão direita e depois, com a esquerda, sendo o peso lançado de cima de uma plataforma de madeira (0,80mx0, 70m), com 5 cm de altura. Sendo vencedor o americano Robert Garrett, com 11,22m. Após um tempo, os movimentos preliminares de balanço, para o lançamento do peso, começaram a ser feitos do interior de um quadrado de 7 pés (2,135m). Porém desde os Jogos Olímpicos de Saint Louis (1904) começou a lançar-se de um círculo de igual diâmetro traçado com cal no chão. Ainda em 1904 e 1920 (Antuérpia), também se lançou com o peso de 56 libras (25,4 Kg). A técnica era muito rudimentar.

1.3 Evolução Técnica:

O atleta, partindo da posição de parado, com o peso do corpo sobre a perna direita, segurava o engenho com as duas mãos e lançava-o ficando apoiado sobre a perna esquerda.

A técnica sofreu uma ligeira evolução, passando para a deslocação lateral, com o avanço prévio do pé esquerdo: esquerdo+direito+esquerdo+ lançamento.

O primeiro atleta a passar dos 14 metros foi George Gray (1,77m - 85 kg), um canadiano residente nos Estados Unidos que, em 1891, conseguiu fazer 14,07m. Durante a sua carreira, sagrou-se campeão nacional por 10 vezes. O primeiro atleta a passar dos 15 metros foi Wesley W. Coe

(1,78m - 95 kg), com 15,08m, em 1905. Utilizava a técnica de Gray que, nesta altura, passou a chamar-se técnica ortodoxa americana.

Em 1909, foi introduzido o uso da antepara, com a finalidade de ajudar o lançador a equilibrar-se, dentro do círculo, depois do lançamento. Refira-se que o primeiro a passar os 16 metros foi o atleta germânico Emil Hirschfeld, acabando com 16,04m, numa prova realizada em Bochum, no dia 26 de Agosto de 1928. Em 1934 Jack Torrance (1,98m - 117 kg), foi o primeiro a transpor a barreira dos 17,00 metros. Conseguiu melhorar o recorde mundial por cinco vezes, fixando-o na extraordinária marca, para a época, de 17,40m. A título de informação complementar, refira-se que, nesta altura, ainda se lançava em círculos de terra, cinza ou relva, e com sapatos de bicos! Durante os confrontos bélicos da Segunda Grande Guerra, houve uma natural estagnação da especialidade. Mas, em 1948, outro norte-americano, Charles Fonville (1,88m - 88 kg), melhorou o recorde mundial ao fazer 17,68m. Fonville foi o único atleta de raça negra que gravou o seu nome a letras de ouro na história do recorde do mundo de lançamento de peso. Em 1952, começaram a utilizarem-se os círculos de cimento que, por muito que nos espante, até aqui não eram utilizados.

Foi nesta altura que apareceu Parry O’Brien (1,90m - 104 kg), da Universidade da Califórnia do Sul.

1.4 Evolução das mulheres em competições:

A competição feminina de arremesso de peso, disputada pela primeira vez na França, teve início em 1917.

O primeiro recorde mundial foi homologado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) em 1934, com o evento estreando em 1948 nos Jogos Olímpicos. Até 1927, as competições femininas também usavam chumbos pesando 5 kg. Hoje o peso feminino possui 4 kg.

2. Valências Físicas do arremesso:

Características Morfológicas: No sistema de competição é imperativa a seleção através da biotipologia, evidencia-se pelo fato de serem necessárias algumas características específicas, no arremesso do peso não é diferente. O implemento é pesado, logo se necessita de uma grande massa muscular, não confundir com gordura, para empurrar o peso distante, é óbvio que a massa muscular não é o único indicativo para possuir força, porém é um dos. Ao analisarmos os fatores biomecânicos encontramos três variáveis influenciáveis para se conseguir uma excelente distância arremessada, são: ângulo, altura e velocidade de saída do implemento, sendo o mais importante a velocidade de saída. Podemos observar que para se obter uma boa altura é necessária uma grande envergadura e, também, possuir uma estatura alta.

*Ações Musculares: Músculo:

Flexão e Extensão dos Braços:

Flexão - Bíceps Branquial, Flexão Radial do Corpo, palmar.

Extensão - Tríceps, Ancôngo, Palmar longo.

Flexão e Extensão das Pernas:

Flexão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com