TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cálculo da energia térmica no tubo por unidade de peso

Artigo: Cálculo da energia térmica no tubo por unidade de peso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Artigo  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 2

3.3. Cálculo da energia térmica no tubo por unidade de peso.

Para se chegar ao cálculo da energia térmica no tubo é necessário obter as definições de líquido perfeito e escoamento permanente, segundo Macintyre:

“Líquido Permanente: No estudo das bombas e das instalações de bombeamento , considera-se, quase sempre, pelo menos estudo preliminar, o líquido como um líquido perfeito, isto é, um fluído ideal, incompressível, perfeitamente móvel, entre cujas moléculas não se verificam forças tangenciais de atrito, isto é, que não possuem viscosidade. Não havendo forças resistentes de atrito interno as forças exteriores a que o líquido é submetido são equilibradas apenas pelas forças de inércia. Admite-se também que o líquido possua isotropia perfeita, isto é, que as suas propriedades características ocorram do mesmo modo, independentemente da direção segundo a qual foram consideradas.”

“Escoamento Permanente: O líquido escoa em regime permanente ou com movimento permanente quando, para qualquer ponto fixo do espaço tomado no seu interior, as grandezas características das partículas que por ele passam (peso especifico, temperatura) e suas condições de escoamento (Velocidade, aceleração e pressão) são constantes no tempo. Resulta desse conceito que as grandezas citadas dependeram exclusivamente da posição ocupada, no instante considerado, pelo elemento líquido, ou mais rigorosamente, do ponto do espaço com o qual se confunde, no citado instante, o centro de gravidade do elemento. Exemplos: Escoamento a água num canal de paredes lisas e de sessão e declividade constantes; Escoamento em tubulações sob altura de queda constante, como ocorrem nos reservatórios de nível constate dos laboratórios de hidráulica. Quando o que foi dito não ocorre, o regime é chamado de Não-Permanente.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com