TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Articulação atlantoccipital

Resenha: Articulação atlantoccipital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 2

Articulação atlantoccipital (C0-C1)

A primeira vértebra cervical é denominada atlas. Não possui corpo. É um anel ósseo circundando o forame vertebral. Em sua face superior existem duas grandes faces articulares côncavas que acomodam os côndilos occipitais do crânio. As articulações atlantoccipitais permitem movimentos de flexão e extensão. A articulação tem uma cápsula frouxa reforçada pelos ligamentos atlantoccipitais anterior, posterior e lateral.

Articulação atlantoaxial mediana (C1-C2)

A segunda vértebra cervical é denominada áxis, tem uma cavilha curta, chamada de dente, que se estende verticalmente a partir de seu corpo para o forame vertebral do atlas, onde um ligamento muito grande o separa da medula espinhal. Este processo ósseo serve como um pivô em torno do qual o atlas gira livremente, tornando possível girar ou balançar a cabeça de um lado a outro. O movimento nessas duas articulações é livre, em comparação com as outras articulações intervertebrais.

Demais articulações cervicais

Existem 14 articulações sinoviais dos processos articulares na coluna cervical. No resto da região cervical, contudo, as articulações zigoapofisárias são inclinadas e, em geral, se situam orientadas com o plano frontal. Devido a esse alinhamento, as articulações zigoapofisárias da região cervical permitem flexão e extensão no plano sagital, flexão lateral no plano frontal e rotação no plano transversal.

Articulações torácicas

Na região torácica, as vértebras se diferenciam por possuir faces costais para articulação com as costelas. Há uma ou mais faces em cada lado do corpo. Nos processos transversos há faces para articulação com os tubérculos costais. Seus processos espinhosos são longos e delgados. As vértebras de T4 a T8 são típicas. De T1 a T4 existem algumas características de vértebras cervicais. E as vértebras de T9 a T12 possuem tubérculos semelhantes às vértebras lombares.

Articulações lombares

As pequenas estruturas que compõem uma articulação lombar entre os processos articulares possuem cápsulas articulares, estruturas intra-articulares e facetas articulares. As cápsulas articulares apresentam-se à margem dorsal, superior e inferior de cada articulação apofisária. As fibras colágenas seguem em direção transversal de um processo articular a outro. A cápsula fibrosa em seu nível anterior é substituída pelo ligamento amarelo, posteriormente é reforçada pelas fibras profundas do multifídeo. Na porção superior e inferior, a cápsula é frouxa e forma bolsas de gordura.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado

http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/43006/articulacoes-da-coluna-vertebral#ixzz2gfwPZ9F2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com