TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Séries Homólogas

Resenha: As Séries Homólogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Resenha  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

As Séries Homólogas

Os componentes de uma dada série homóloga são da mesma função orgânica e se diferenciam através de um ou mais grupos - CH2- . É semelhante a uma progressão aritmética de razão 14 unidades ( do grupo –CH2 - ). Por exemplo, os alcanos formam uma série homóloga, os alcenos formam outra série,os alcinos formam outra e assim por diante. É possível ter séries homólogas com outras funções.Assim, os mono-álcoois acíclicos saturados como metanol, etanol, propanol uma série, os mono-aldeidos acíclicos saturados formam outra etc.

Note que para exemplificar uma série temos que ser precisos.É errado dizer que os álcoois formam uma série sem especificar que tipo de álcool,uma vez que existem vários tipos(saturados,insaturados, de cadeia aberta,de cadeia fechada,aromáticos,com mais de um grupo funcional etc).

Como os componentes de uma dada série homóloga pertencem à mesma função, eles apresentam reações químicas semelhantes. Suas propriedades físicas, tais como PF e PE e densidade aumentam com a massa molecular.

Por exemplo, o ponto de ebulição do n-pentano é maior que o do n-butano. No caso de isômeros de cadeia, o mais ramificado tem menores PF e PE. Assim, o metilpropano (isobutano) tem ponto de ebulição mais baixo que o n-butano. Com respeito à solubilidade na água, ou em outro solvente, lembre que semelhante dissolve semelhante: Como os hidrocarbonetos (petróleo e derivados) e os ésteres (de massa molar elevada) são apolares, não se dissolvem na água.

Os solutos polares (aldeídos, cetonas, álcoois etc) dissolvem-se mais ou menos na água. À medida que cresce a cadeia carbônica, que é apolar, a solubilidade na água vai diminuindo. O butan-1-ol, por exemplo, é menos solúvel na água do que o etanol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com