TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assepsia, Antissepsia, Flora Transitória E Residente, Tecnica De Gram.

Monografias: Assepsia, Antissepsia, Flora Transitória E Residente, Tecnica De Gram.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2014  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  9.072 Visualizações

Página 1 de 3

1-Técnica de Gram

Este método, utilizou corantes denominados “contra-corantes”, tais como safranina e fucsina básica. As bactérias contidas no esfregaço podem ser classificadas como Gram-positivas (aproximadamente de cor roxa) ou Gram-negativas (aproximadamente de cor vermelha), isto dependerá da parede celular da bactéria. Se for estruturalmente simples a coloração será positiva, se for estruturalmente complexa a coloração será então negativa.

Existe um protocolo que se segue para fazer a coração de um esfregaço, com etapas bem definidas e com misturas de substâncias. Solução de cristal violeta; solução de lugol; solução de safranina e solução de álcool. Estes resultarão na coloração positiva ou negativa.

Esta coloração permite distinguir os mais variados tipos de bactérias e que tipo de parede celular elas tem. As bactérias que descorarem quando submetidas à um solvente orgânico são Gram-negativas, e as que permanecerem coradas mesmo quando em contato com solventes, são Gram-positivas.

2-Flora transitória e residente

Os microrganismos que constituem a flora normal do corpo podem ser divididos em dois grupos:

1. Flora Residente, constituída por microorganismos relativamente fixos encontrados em determinadas áreas e idades e que se multiplicam sobre a pele e mucosas. A lavagem constante, o banho ou a transpiração abundante não pode eliminar ou reduzir definitivamente a flora residente, pois, ela prontamente se recompõe. A vigorosa escovação dos cirurgiões visa à diminuição significativa da flora residente para a realização dos procedimentos cirúrgicos, mas, dentro de cerca de 8 horas é reconstituída.

2. Flora Transitória, constituída por grande variedade de microorganismos que chegam à pele e mucosas através do meio ambiente. Podem ser patogênicos ou não dependendo da integridade da flora residente. Os integrantes da flora transitória normalmente não chegam a proliferar-se, mas, se a flora residente for alterada, estes podem gerar doenças. Procedimentos de lavagem das mãos e banho, facilmente os remove.

3-Assepsia e antissepsia

ASSEPSIA - É o conjunto de medidas adotadas para impedir a introdução de agentes patogênicos no organismo.

ANTISSEPSIA - Consiste na utilização de produtos (microbicidas ou microbiostáticos) sobre a pele ou mucosa com o objetivo de reduzir os micro-organismos em sua superfície.

INTRODUÇÃO :

1-Por volta de 1884, Hans Gram, bacteriologista dinamarquês, estudou e definiu a técnica de Gram, que consiste em colorir as bactérias para que sejam diferenciadas entre Gram-positivas e Gram-negativas.

2- A flora cutânea distribui-se por toda a extensão da pele, sendo mais concentrada, em áreas úmidas e quentes. A flora cutânea pode ser definida em dois grupos: Flora transitória e flora residente.

3- Visando o controle de infecções, foram criadas técnicas de assepsia e antissepsia, que são utilizadas principalmente em centros hospitalares e centros cirúrgicos.

CONCLUSÃO:

1- Atualmente, esta técnica é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo utilizada como técnica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com