TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atopia Canina E Felina

Pesquisas Acadêmicas: Atopia Canina E Felina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  2.955 Palavras (12 Páginas)  •  570 Visualizações

Página 1 de 12

Mogi das Cruzes, agosto de 2013.

Atopia Canina e Felina

A dermatite atópica (dermatite alérgica, dermatite inalante ou atopia) é uma predisposição genética para desenvolver sintomas alérgicos após exposição repetida a alguma substância (como pó, ácaros do pó, grama, pólen, bolores) que nos animais não atópicos deixam de criar a doença.

As lesões ocorrem em áreas de baixa densidade pilosa (inguinal, axilar, abdominal, no focinho e extremidade de orelhas).

Cães

A DAC (Dermatite Atópica Canina) os cães geneticamente predispostos absorvem por via percutânea, inalam e possivelmente ingerem diversos alérgenos que irão causar reação. A maioria dos cães começa a mostrar seus sinais clínicos de atopia entre 1 e 3 anos de idade, mas a idade de início dos sinais pode variar de 4 meses a 7 anos, porém poucos cães iniciam sintomas clínicos após 7 anos.

Por causa da natureza hereditária da doença, várias raças são mais comumente atópicas: Shar Pei, West Highland White Terrier, Scotish Terrier, Lhasa Apso, Shih Tzu, Dálmata, Pug, Setter Irlandes e Inglês, Boston Terrier, Golden Retriever, Boxer, Labrador, Schnauzer Miniatura.

Os cães atópicos geralmente esfregam, lambem, mordem ou coçam patas, focinho, orelhas, axilas ou virilha, causando perda de pelos, vermelhidão e espessamento da pele. O envolvimento cutâneo generalizado pode estar presente em um pouco menos metade dos cães, otite externa e conjuntivite atópica podem estar presentes em cerca de metade dos cães. A maioria dos cães atópicos apresentam descamação média na maior parte das áreas com coceira e apresentam pelagem frequentemente ressecada.

Os sinais clínicos podem inicialmente ser sazonais ou não, dependendo do alérgeno (subtância que causa a alergia) envolvido, mas a maioria dos cães atópicos eventualmente apresentam sinais clínicos não-sazonais. Alguns cães atópicos desenvolvem sinais não cutâneos, como a rinite, catarata, asma, ceratoconjutivite seca, distúrbios urinários, gastrointestinais e hipersensibilidade hormonal. Cadela podem apresentar ciclos estrais irregulares, taxa de concepção diminuída e incidência elevada de pseudociese.

Em alguns casos, várias substâncias agressoras podem “juntar-se” para causar coceira ao animal sendo cada substância individualmente não seria suficiente para causar sensação de coceira. Essas substâncias incluem não apenas alérgenos transportados pelo ar (p. ex.: pólen), mas também alérgenos no alimento e alérgenos de parasitas (p.ex.: pulgas). Além de coceira causada por infecções secundárias bacterianas (piodermites e foliculites) ou levedurioformes (malassezia) da pele. Ás vezes, a eliminação de alguns dos problemas, mas não de todos, pode não levar ao desaparecimento da coceira do cão. Por essa razão, é importante tratar quaisquer outros problemas que possam estar causando coceira no animal enquanto se trata a alergia.

O diagnóstico de dermatite atópica nos cães baseia-se na história, sinais clínicos (áreas de coceira), exclusão de diversas outras causas de prurido (hipersensibilidade alimentar, alergia a picada de pulga, sarna sarcóptica, dermatite de contato entre outras) e na sazonalidade inicial do problema cutâneo (embora, muitos cães logo começam a se coçar e esfregar durante o ano todo).

O veterinário poderá levar meses para concluir um diagnóstico de atopia.

A DAC é incurável, o tratamento é vitalício (para toda a vida).

Westie apresentando atopia seguida de infecção secundária (pele negra). Note que a infecção secundária ocorreu na área de alcance do cão.

Gatos

A DAF (Dermatite Atópica Felina) nos gatos, é considerada a segunda hipersensibilidade mais comum, e uma predisposição hereditária não foi comprovada, mas existem relatos de casos com envolvimento familiar. Não existe predileção racial ou por sexo, sendo os gatos jovens mais predispostos, entre 6 meses e 2 anos de idade.

Apesar de 100% dos gatos atópicos demonstrarem coceira, nem sempre ela é percebida pelo proprietário, pois muitos gatos manifestam coceira através da lambedura intensa dos pelos e pele, e pode ser confundido com excesso de cuidado com a pelagem. Porém, gatos que estão se lambendo em excesso podem demonstrar frequente vômito de bolas de pelos, pelos nas fezes, tufos de pelos em áreas onde o gato costuma ficar, arrancamento de pelos com a boca.

Os sinais clínicos de atopia no gato, podem se manifestar de diversas formas:

• alopecia (falhas de pelo) autoinduzidas;

• lesões do complexo eosinofílico felino: placa eosinofílica, úlcera indolente ou granuloma eosinofílico;

• dermatite miliar;

• coceira localizada - sem lesões aparentes – podendo acometer face, pescoço, orelhas, abdomen, virilha, tórax lateral e parte caudais das coxas;

• coceira generalizada

Alguns gatos podem manifestar combinações destes padrões de lesão. Otite externa pruriginosa (com coceira) ou ceruminosa podem acometer alguns gatos atópicos e sinais não-cutâneos também podem estar presentes como espirros e conjuntivite.

Devido a grande variedade de sinais clínicos que o gato atópico pode manifestar, o diagnóstico diferencial a ser pesquisado é enorme, entre eles DAPE (Dermatite Alérgica por Picada de Ectoparasito), hipersensibilidade alimentar, sarnas, dermatofitose e alopecia psicogênica.

O diagnóstico de atopia felina baseia-se na história sugestiva, sinais clínicos e exclusão das outras causas de prurido citadas acima (que pode levar meses). Para aqueles casos onde o proprietário não tem certeza se o animal está se coçando realmente ou apenas cuidando da pelagem, ou se a alopecia não é devido a coceira, o exame de tricograma ajuda bastante. Neste exame é avaliado microscopicamente as extremidades dos pelos, no qual pelos partidos e quebrados indicam lambedura, arranhadura ou mastigação, sendo sugestivos de problema que cause coceira, como a atopia.

Fatores extrínsecos, ou seja, ligados ao ambiente em que esse animal vive e que disparam o gatilho da ATOPIA:

1. Irritantes: xampus pesados, desinfetante, sprays cosméticos - perfumes, grama, lã, malha soft,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com