TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O vírus da cinomose canina

Artigo: O vírus da cinomose canina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Desde os primeiros relatos da infecção pelo vírus da cinomose por Janner, na Inglaterra em 1890(Goldberg & Volgenau 1925, Lauder et al.1954, James & Gillespie 1958 apud Silva et. Al.2007), ela permanece uma das mais graves doenças contagiosas em cães.

A cinomose é altamente contagiosa, sendo causada por um vírus que sobrevive por muito tempo em ambiente seco e frio e menos de um mês em local quente e úmido. É um vírus muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns e, leva quase sempre à morte tantos filhotes, porém os adultos também podem se contaminar se não vacinados, independente da raça, idade ou sexo do animal.

O vírus da cinomose canina (CDV, canine distemper virus), um membro do gênero Morbillivirus, subfamília Paramyxo- virinae, família Paramyxoviridae, ordem Mononegavirales, é o principal causador de encefalites em cães de diferentes faixas etárias, podendo ainda estar associado com manifestações clínicas sistêmicas. Além de cães, cinomose afeta várias outras espécies de carnívoros, entretanto, o cão apresenta o principal reservatório para o vírus da cinomose e serve como fonte de infecção para carnívoros selvagens ( Moll et al.1995).

As lesões associadas ao vírus da cinomose no SNC são divididas em três síndromes clínicas relacionadas diretamente com a faixa etária: encefalomielite dos cães jovens, encefalomielite multifocal dos cães adultos e encefalomielite dos cães idosos ( Silva et al.2012) e em raros eventos foram relatados casos de encefalite pós-vacinal (Evermann 2008, Martella et al. 2008 apud Silva, 2005).

A ausência de anticorpos maternos em títulos detectáveis possibilitou a imunização desses animais, que responderam com elevada síntese de anticorpos logo após a primeira dose de vacina, ressaltando-se a importância da vacinação no momento adequado. A resposta ao estímulo antigênico dado pela primeira vacinação (às 10 semanas de idade) contra o vírus da cinomose canina, foi verificada através da reação de soro neutralização. Anticorpos neutralizantes estavam presentes em títulos elevados em todos os participantes do experimento, trinta dias após a aplicação da primeira dose da vacina, demonstrando a eficiência do imunógeno e da resposta do hospedeiro à sua aplicação (Biazzono et al. 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com