TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de estrutura e analise

Por:   •  21/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

1. ETAPA 1 - Aula-tema: Estrutura do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. Análise vertical e Análise horizontal.

1.1 Passo 2

Discutir sobre o material estudado no Passo 1 e escrever um resumo da reunião da equipe, abordando os pontos mais importantes. Este documento deverá ser elaborado em tópicos, destacando cada assunto discutido pelo grupo.

1.1.1 Estrutura do Ativo

O ativo representa os bens e direitos que as empresas possuem.

Os 3 grupos do ativo servem para definir os prazos diferentes de cada ativo.São eles:

-Ativo Circulante: Recebíveis com média de um ano a partir da data do balanço.

-Ativo Realizável a Longo Prazo: São ativos que serão realizados ou recebidos após 1 ano.

-Ativo Permanente: Bens de utilização para atividades da empresa. Adquiridos para desfrute interno como máquinas, equipamentos, prédio.

-Balanço: Serve como análise, mostrando o que foi utilizado e distribuído no ativo, e de forma básica como serão recuperados. Diante disso, o ativo mais relevante é de curto prazo, que garante a liquidez de dívidas e despesas.

-Ativo Imobilizado: Bens duráveis, que se tem informações direto da empresa. O balanço não consegue verificar a capacidade de produção desses bens na empresa.

1.1.2 Estrutura do Passivo

O passivo representa as dívidas e obrigações da empresa.

-Passivo Circulante: São dívidas que terão que ser pagas em curto prazo em até 1 ano.

-Passivo Exigível a Longo Prazo: Ao contrário do Circulante são dívidas / obrigações a serem pagas a partir de 1 ano.

-Patrimônio Líquido: Pertencente a empresa, para uso próprio. “O balanço também identifica como é financiada a empresa”.

-Recursos de Terceiros: Passivo Circulante (curto prazo)

-Recurso Próprio: Sócios, Lucros

Os recursos, tanto próprios ou de terceiros (que não tem vínculo nenhum com a empresa) define o risco financeiro da empresa, pois, quanto mais depender de recursos de terceiros maior o risco da empresa não conseguir se manter sozinha.

1.1.3 Estrutura da Demonstração de Resultado

- Receita

- Despesa e Custos

Mostra os resultados anualmente, somente para saber se houve lucro ou prejuízo, com a soma das receitas e diminuindo das despesas.

Fontes e Recursos: São todas as receitas, o que foi vendido, tudo financeiramente falando.

Aplicações de Recursos: São todas as despesas, custos, o que a empresa deverá diminuir das receitas.

As demonstrações financeiras dividem-se em:

• Secundárias;

• Métodos de Análise;

• Índices.

1.1.4 Conceitos básicos de análise

-Capital de Giro: é uma parte do investimento que compõe uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. Esses recursos ficam nos estoques, nas contas a receber, no caixa, no banco, etc. É o conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar).

-Recursos Operacionais: São dívidas de curto e longo prazo (passivo), recursos naturais ou operacionais, encargos com prazo de pagamento, utilizado de forma “normal” sem depender de outros recursos, fonte operacional é o lucro e uma fonte de recursos.

-Recursos Não Operacionais: São financiamentos ou empréstimos adquiridos para pagar despesas quando a empresa não tem caixa suficiente para honrar com o total de suas obrigações.

-Liquidez: Quando os ativos se transformam em dinheiro.

-Capital Próprio: É o patrimônio líquido. São os recursos injetados pelos próprios sócios e acionistas para serem utilizados pela empresa. Quanto maior forem estes recursos, menor será a dependência de capital de terceiros e maior a lucratividade da empresa.

1.1.5 Estrutura de Capital

É a relação entre o volume de fontes e aplicação de recursos, relacionados com aplicação em longo prazo.

1.1.6 Tipos de Balanço

-Legislação Societária: Utilizado por empresas LTDA e as de capital fechado e o balanço é apresentado de acordo com a data que foi feito o balanço.

-Correção Integral ou Moeda Constante: Obrigatório para empresas SA de capital aberto, regulamentado pela CVM, utiliza-se os valores da data do último balanço.

-Nenhum Tipo: São as micro empresas e Pequeno Porte que não são obrigadas a apresentar balanço e sua receita bruta seja igual ou inferior a R$ 120.000,00, são chamados valores nominais de cada período de balanço.

1.1.7 Índices Econômico-Financeiros

Ferramentas que recolhem informações das demonstrações financeiras de uma empresa, depende do motivo que se faz a análise, classificadas em categorias conforme façam referência e liquidez, são ferramentas que se juntam as informações.

1.1.8 Análise Vertical e Horizontal

-Análise Vertical: Determina relevância de cada conta em relação a um valor total, determina-se a participação relativa das contas. Representa como porcentagem de uma base, geralmente total dos ativos no caso do balanço patrimonial e vendas liquidadas.

-Análise do Ativo: Mede como foi utilizado e distribuído os recursos no ativo começando por circulante permanente e realizável em longo prazo.

-Análise do Passivo: Mede como foi obtido recursos para financiar seus ativos começando a análise pelo patrimônio liquido.

-Análise Horizontal: análise horizontal tem a finalidade de elucidar as variações de cada conta ou grupo de conta dos balanços e demonstrações de Resultados, e também de outros demonstrativos, através dos exercícios sociais.

-Metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com