TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estrutura E Análise Das Demostrações - Etapa 1

Ensaios: ATPS Estrutura E Análise Das Demostrações - Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2013  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 5

ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Estrutura do Ativo

O Ativo é representa os bens e direitos que a empresa possui e é dividido em três grupos.

• Ativo Circulante, ativos que a empresa ira realizar até o final do exercício seguinte ao do balanço que está sendo elaborado. Fazem parte desse grupo os seguintes subgrupos: Disponibilidades, Créditos, Estoques e Aplicações Financeiras.

• Ativo Não Circulante é aquele que a empresa ira realizar após o final do exercício seguinte. Fazer parte desse grupo os seguintes subgrupos: Ativo Realizável em Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.

Estrutura do Passivo

O Passivo representa as obrigações que a empresa possui e também é subdividido em três grupos.

• Passivo Circulante são as obrigações da empresa, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, quando se vencerem no exercício seguinte.

• Passivo Não Circulante são as obrigações da entidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, quando se vencerem após o exercício seguinte.

• Patrimônio Líquido é a diferença entre o valor dos ativos e dos passivos, são recursos de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para seu uso próprio.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Receitas são as fontes de recursos.

Despesas são as aplicações de recursos.

A demonstração de resultado do exercício serve para informar aos usuários da informação como foi que a empresa obteve seu resultado (lucro ou prejuízo) em um determinado exercício. Quanto maior os lucros que uma empresa puder obter, maior é sua capacidade de investir em seus ativos, utilizando seus recursos próprios. Para isto, somam-se as receitas e diminuem-se as despesas ou custos, obtendo assim os resultados.

Estrutura da DRE:

Receita Bruta de Vendas

(-) Dedução da Receita Bruta

(=) Receita Líquida de Vendas

(-) Custo das Merc./Prod./Serviços Vendidos

(=) Lucro Bruto

(-) Despesas c/ Vendas

(-) Despesas Administrativas

(-) Despesas Financeiras

(+) Receitas Financeiras

(=) Resultado Operacional Resultados Não Operacionais

(+) Ganhos não operacionais

(-) Perdas não operacionais

(=) Resultado antes do Imposto de Renda

(-) Provisão para Imposto de Renda

(-) Participações

(=) Resultado do Exercício

Conceitos Básicos de Análise

Capital de giro é o Ativo Circulante, ou seja, o fluxo constante de recursos utilizado para aquisição de estoques, financiamento de vendas aos clientes (duplicatas a receber) e, em caso de sobras, utilizado em aplicações financeiras temporárias.

Capital de Terceiros são as dívidas de curto e longo prazo mostradas no Passivo. Podem ser Recursos Naturais ou Operacionais, provenientes da atividade normal e operacional da empresa. Ou Recursos Não Operacionais como empréstimos ou financiamentos bancários, empréstimos de coligadas ou sócias, atrasos ou parcelamento de impostos ou de outras dívidas.

Grau de Liquidez é a rapidez ou o tempo com que os ativos se transformam em dinheiro. Quanto mais rápido, maior é a liquidez daquele ativo.

Capital Próprio é representado pelo Patrimônio Líquido.

Análise Vertical e Horizontal

Uma ferramenta importante no que se refere a riqueza de informações para detectar evolução dos montantes e de resultados absolutos ao longo do tempo.

• Análise Vertical é um processo comparativo que tem por objetivo determinar relevância de cada conta em relação a um valor total. A análise vertical é a técnica mais simples e também a mais completa para análise de Balanço. Ela mede proporções entre valores, de um mesmo período, ajudando-nos a determinar quais as contas de maior importância e relevância para a análise.

• Análise Horizontal é tem o objetivo de demonstrar o crescimento ou queda ocorrida em itens que constituem as demonstrações contábeis em períodos consecutivos, comparando percentuais ao longo de períodos, ao contrario da análise vertical, que compara dentro de um mesmo período. A análise horizontal é realizada com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com