TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atrofia E Hipertrofia

Dissertações: Atrofia E Hipertrofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  2.636 Palavras (11 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 11

hipertrofia

É um aumento do volume celular de um orgão ou tecido. esse aumento de tamanho é causado por um aumento das proteinas celulares, tais como a parede celular e as estruturas internas da celulas. Ocorre-se o fornessimento de O2 de nutriente devendo ser maior para suprir o aumento das exigencias celulares. Alem disso as celulas devem ter suas organelas e sistemas ezimaticos integros, por isso celulas lesadas nao podem se hipertrofiar. Orgãos e tecidos cuja atividades depende da estimulação nervosa só podem hipertrofiar se a inervação estiver preservada. Quando ocorre a atrorfia de algumas celulas, outros podem hipertrofiar-se na tentativa de compenssar a perdea de massa celular. podendo ser fisiologica ou patologica.

⦁ hipertrofia fisiologica ex: musculaçao as dcelulas dessa pessoa precisa se adapitar aquela demanda de peso e aumenta de tamano, como a musculatura uterina durante a gravidez.

⦁ patologica: Hipertrofia do miocárdio – sobrecarga do coração.

⦁ Hipertrofia da musculatura esquelética braço de ferreiro,

⦁ Hipertrofia músculo lombar em problemas de coluna vertebral.

⦁ Hipertrofia de musculatura lisa – Ex.: bexiga, na obstrução da uretra.

⦁ Hipertrofia de células nervosas – Ex.: hipertrofia de plexos mioentéricos (acompanha hipertrofia de musculatura lisa de intestino) .

⦁ Hipertrofia de hepatócitos – Ex.: após uso de barbitúricos.

Atrofia

consiste na redução do tamanho celular, as celulas se encolhem. Se uma quantidade suficiente de celulas diminur de tamanho todo o orgão se atrofia. a função da atrofia é reduzir a demanda energetica da celular.

⦁ Diminuição da carga de trabalho Aparelho gessado tala = atrofia muscular (menor estinmulo circulatório = menor nutrição celular)

⦁ Perda da inervação na poliomielite = atrofia muscular/lipomatose . neuropatia diabética + vasculopatia diabética = atrofia muscular/lipomatose pélvica/mmii.

⦁ Diminuição do suprimento sanguino (isquemia) redução do cérebro (aterosclerose carótida) Redução de rim(Aterosclerose de artérias renais).

⦁ Nutrição inadequada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com