TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alzheimer Alzheimer é Uma Doença Do cérebro (morte Das células Cerebrais E Consequente Atrofia Do cérebro), Atualmente Incurável Mas Que Possui Tratamento. As Causas Da Doença De Alzheimer Ainda não Estão Conhecidas, Mas Sabe-se Que Existem Rela

Casos: Alzheimer Alzheimer é Uma Doença Do cérebro (morte Das células Cerebrais E Consequente Atrofia Do cérebro), Atualmente Incurável Mas Que Possui Tratamento. As Causas Da Doença De Alzheimer Ainda não Estão Conhecidas, Mas Sabe-se Que Existem Rela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 2

Alzheimer

Alzheimer é uma doença do cérebro (morte das células cerebrais e consequente atrofia do cérebro), atualmente incurável mas que possui tratamento.

As causas da Doença de Alzheimer ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doença:

• Aspectos neuro químicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurónios, tais como a acetilcolina e noradrenalina.

• Aspectos ambientais: exposição/intoxicação por alumínio e manganês.

• Aspectos infecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal.

• Pré-disposição genética em algumas famílias, não necessariamente hereditária.

• Traumatismos cranianos: tem sido referido que uma pessoa que tenha sofrido um traumatismo craniano severo corre o risco de desenvolver doença de Alzheimer.

• Raça, profissão, situações geográficas e socioeconómicas, não determinam a doença. No entanto, há já muitos dados que sugerem que pessoas com um elevado nível de educação tenham um risco menor do que as que possuem um nível baixo de educação.

Ao princípio são pequenos esquecimentos, normalmente aceites pelos familiares como parte do processo normal de envelhecimento, que se vão agravando sucessivamente. As pessoas com doença de Alzheimer tornam-se confusas, passando a apresentar alterações da personalidade, com distúrbios de conduta e acabam por não reconhecer os próprios familiares e até a si mesmas (quando são colocadas frente a um espelho).

À medida que a doença evolui, tornam-se cada vez mais dependentes de terceiros, iniciam-se as dificuldades de locomoção e passam a necessitar de cuidados e supervisão permanente, até mesmo para as actividades elementares do quotidiano como alimentação, higiene, vestuário, etc..

Muitas vezes, pode ser difícil perceber a diferença entre as mudanças típicas do envelhecimento e os primeiros sintomas da doença de Alzheimer. A perda de memória é uma característica natural do envelhecimento, mas quando a perda de memória começa a prejudicar a vida diária da pessoa, já não se trata de algo natural, mas sim daquilo que poderá ser um sintoma de demência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com