TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ação Da Ocitocina

Artigos Científicos: Ação Da Ocitocina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Se fosse possível fazer uma droga do amor, a ocitocina seria sem dúvida o principal ingrediente. A ocitocina é um hormônio produzido principalmente pelo hipotálamo (uma região do cérebro do tamanho de uma amêndoa localizada perto do tronco cerebral, que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino através da glândula pituitária). A ocitocina é liberada diretamente no sangue através da glândula pituitária, ou para outras partes do cérebro e da medula espinhal. Embora provavelmente mais conhecida por seu papel no parto e amamentação, a pesquisa mostrou que a ocitocina pode ter muitos efeitos de longo alcance para homens e mulheres em muitas áreas de suas vidas, particularmente quando se trata de relacionamentos e envolvimento emocional.

Se voltarmos ao parto por um momento, podemos ver o quão poderoso podem ser os efeitos da ocitocina. Ocitocina desempenha um papel vital no desencadeamento e regulação das contrações uterinas. De fato, se as contrações não são fortes o suficiente para completar um parto, a mãe provavelmente será dada a ocitocina para ajudá-la ao longo do trabalho.

Durante o terceiro estágio do trabalho de parto, a ocitocina ajuda a garantir que a placenta e as membranas sejam entregues. Obstetras, muitas vezes, injetam na mãe ocitocina sintética após o nascimento do bebê para acelerar a entrega da placenta.

Após o nascimento, os níveis de ocitocina são muitas vezes ainda maior. Isso ajuda a proteger a mãe, porque a ocitocina faz com que o útero se contraia para parar a hemorragia.

Mas este não é o fim do envolvimento da ocitocina com o parto. A ocitocina é às vezes chamada de "hormônio de ligação". Para a sobrevivência dos mamíferos é fundamental que a mãe comece a nutrir e passar para os seus filhos imediatamente após o nascimento e os estudos revelaram que a ocitocina parece ser responsável por essa reação. É claro que para muitos bebês humanos o estabelecimento de uma ligação tão imediatamente após o nascimento não é uma questão de sobrevivência, mas os efeitos da ocitocina no cérebro ainda desempenha um papel importante no estabelecimento comportamento materno e o vínculo entre mãe e bebê. Você só tem que olhar para a mãe com seu bebê para ver o quão poderoso os efeitos da ocitocina podem ser, uma vez que ajuda a gerar o vínculo mais profundo e surpreendente.

A ocitocina também desempenha um papel crucial na amamentação, pois faz com que ocorra a "descida reflexo" permitindo que o leite flua e permitindo uma mãe para alimentar seu bebê. A ocitocina também desempenha o seu papel no ciclo menstrual de uma mulher como ela é responsável pela contrações uterinas que acompanham a menstruação e causar a expulsão do conteúdo uterino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com