TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA OCITOCINA

Trabalho Escolar: O USO DA OCITOCINA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  4.570 Palavras (19 Páginas)  •  709 Visualizações

Página 1 de 19

RESUMO

A ocitocina é um hormônio naturalmente produzido pelo nosso organismo especificamente pelo hipotálamo e armazenado na hipófise, para gerar as contrações do útero durante o trabalho de parto e a liberação do leite durante a amamentação. Esse hormônio foi sintetizado em laboratório e assim se tornou uma medicação muito útil, que pode ajudar a salvar vidas, se corretamente indicada.

Esse hormônio também pode ser usado para iniciar o TP (trabalho de parto) quando ele não acorre naturalmente, podendo regularizar as suas contrações quando elas não estiverem efetivas e for diagnosticado que o trabalho de parto não este evoluindo de maneira adequada. Além disso, também pose ser utilizada para contrair o útero após o parto ou aborto,quando o sangramento esta muito abundante,prevenindo hemorragias que podem levar a perda do útero e até a morte se não controladas adequadamente. É normal ocorrer sangramento após o parto, mas essa perda de sangue não pode ser muito forte.

Como todo medicamento, o hormônio sintético tem suas desvantagens, seus efeitos colaterais, como por exemplo: rotura do útero quando usado durante o trabalho de parto

As contrações causadas pela ocitocina artificial podem ser mais doloridas, portanto deve ser utilizado apenas quando há necessidade. Existem também situações que contra-indiciam o seu uso, como a alergia a algum componente da medicação.

Palavras-chave: Ocitocina e seus efeitos adversos; Atuação no organismo.

ABSTRACT

Oxytocin is a hormone naturally produced by the body specifically the hypothalamus and stored in the pituitary to produce contractions of the uterus during labor and release of milk during breastfeeding. This hormone was synthesized in the laboratory and thus became a very useful medication, which can help save lives if properly indicated.

This hormone can also be used to start labor naturally rushes when he does not and can regularize their contractions are not effective when they are diagnosed and that this labor not progressing properly. Moreover, also pose be used to contract the uterus after childbirth or abortion, when bleeding this very abundant, preventing bleeding that can lead to loss of the uterus and even death if not controlled properly. It is normal vaginal bleeding after childbirth, but this blood loss cannot be very strong.

Like any drug, the synthetic hormone has its drawbacks, its side effects, such as: uterine rupture when used during labor

the contractions caused by artificial oxytocin may be more painful, therefore should only be used when there is need. There are also situations that contra-indicate its use as an allergy to any component of the medication.

Keywords: Oxytocin and its adverse effects; Acting in the body.

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO 11

2.0 OBJETIVOS 13

3.0 LEVANTAMENTO DE LITERATURA 14

5.0 METODOLOGIA 23

6.0 RESULTADOS E DISCUSSÕES 24

7.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS 27

REFERÊNCIAS 28

1.0 INTRODUÇÃO

Hormônio sintético (utilizado para induzir ou acelerar o trabalho de parto) pode interferir na rede hormonal e interromper o encadeamento fisiológico e a seqüência do parto. Hormônio sintético causa efeitos físicos em determinada parte do corpo, mas não atuam no comportamento como os hormônios produzidos pelo próprio cérebro, além de possuírem uma ação isolada, não sendo regulados de acordo com o que está acontecendo no resto da mãe e do bebê

Quando é ministrada ocitocina sintética a uma mulher durante o trabalho de parto o numero de receptores de ocitocina no útero é reduzido pelo corpo para prevenir uma estimulação em excesso. Isso significa que a mulher tem maiores riscos de hemorragia pós-parto, pois sua própria liberação de ocitocina,crítica nesse momento para contrair o útero é prevenir a hemorragia,será inútil devido ao baixo número de receptores.

A ocitocina foi sintetizada em 1955 e até hoje é o único agente liberado pelo Food and Drug Administration (FDA) para a indução do TP com o feto vivo. (SHYKEN; PETRIE, 1995)

A ocitocina (OT) materna atravessa a placenta e entra no cérebro do bebê durante o parto, agindo para proteger as células cerebrais fetais “desligando-as” (o cérebro do RN é bem mais resistente a ausência de oxigênio quando seus neurônios estão adormecidos graças ao hormônio materno) e diminuindo o consumo de oxigênio em um momento em que os níveis de O2 disponíveis para o feto são naturalmente baixos.

Portanto, o hormônio materno prepara o feto para o parto, aumentando a resistência dos tecidos à falta de oxigênio e ao trauma do nascimento. A ocitocina sintética, porém. Não tem a capacidade de atravessar a parede placentária, e não atingirá o organismo de bebê. Esse fato deverá trazer algumas conseqüências adversas para o recém-nascido já que o consumo de oxigênio em seu cérebro não irá diminuir.

O interesse pela pesquisa deve-se ao grande número de partos que atualmente são induzidos por hormônios sintéticos, às vezes sem o conhecimento da gestante, isso poderá causar várias reações adversas para o bebê no momento ou após o parto. Neste trabalho serão discutidas algumas intervenções que podem ser feitas para que não haja danos para o RN.

2.0 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Conhecer o papel da ocitocina no metabolismo do bebê e da gestante e discutir algumas intervenções que podem ser feitas para diminuir os problemas causados pela aplicação de hormônios sintéticos.

2.2 Objetivos Específicos

Identificar os efeitos adversos do uso de ocitocina em gestantes no momento e após o parto.

Investigar os casos em que é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com