TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRENNAND E LAFARGE

Tese: BRENNAND E LAFARGE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Tese  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 12

BRENNAND E LAFARGE

Criado em 1917, o Grupo Brennand iniciou sua trajetória no mercado sucro-alcooleiro, expandindo a atuação para os ramos de industrialização de cerâmicas e azulejos, vidro, cimento e geração de energia elétrica.

Essa política de reinvestimento nas próprias competências gerou e gera um crescimento constante do grupo, que hoje possui ampla influência nos setores da economia.

Com sede em Recife-PE o grupo hoje conduz projetos em todo Brasil, entre suas atuações destacam-se:

A fabricação de cimento Portland – O grupo já atuou com unidades industriais em Goiás, Paraíba e Alagoas, chegando a deter mais de 6% do mercado nacional.

A criação, em 2000, da Brennand Energia – Atualmente, a Brennand Energia possui treze hidrelétricas em operação comercial, com capacidade de 288MW, uma hidrelétrica em construção, com 21 MW, e quatro hidrelétricas em início de implantação, com 49MW, totalizando ao final de 2012, 358 MW de capacidade instalada. Adicionalmente a Brennand Energia vem desenvolvendo novos projetos de centrais hidrelétricas e parques eólicos. Sempre com visão de longo prazo e reinvestindo os seus resultados, o Grupo estabeleceu como meta atingir a capacidade instalada de 600 MW até 2015.

A FÁBRICA DA BRENNAND CIMENTOS – Se instalou na Cidade de Sete Lagoas – em março de 2011, produzindo tres cimentos da marca Nacional.

Oferece 300 empregos diretos e 1.400 indiretos, e a meta é chegar à produção de um milhão de toneladas/ano. Diariamente são produzidas três mil toneladas.

A Brennand Cimentos vai atender o mercado dos seguintes Estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal. No município, é possível encontrar o cimento ensacado em 10 dos 40 principais estabelecimentos do segmento na cidade. Os valores para o consumidor final não serão abaixo dos praticados no mercado. “A diferença é mínima entre a concorrência. Existem muitas fábricas próximas a Sete Lagoas, o que impede uma redução drástica. Somos mais uma opção”, situa.O empreendimento é composto por jazidas para a exploração de calcário e argila, principais matérias-primas do cimento, e uma unidade industrial para produção, estabelecida às margens da BR 040.

Todo o processo foi conduzido dentro dos padrões ambientais exigidos, e mantém uma postura de responsabilidade, transparência e respeito com todos os envolvidos: funcionários, prestadores de serviços, fornecedores e comunidades próximas ao empreendimento.

Tanto o processo de mineração quanto a fábrica são equipados com máquinas de última geração e baixo consumo energético, reafirmando a Brennand Cimentos como um negócio simultaneamente eficiente e sustentável em todas as etapas de produção.

Missão:

Atuar de maneira sustentável no segmento cimenteiro, através da comercialização de produtos de qualidade, do relacionamento ético com seu mercado e do respeito às variáveis sociais, ambientais e econômicas relacionadas às suas atividades.

Visão:

Tornar-se referência em sustentabilidade no mercado e posicionar-se entre as melhores empresas do segmento.

Valores:

Respeito aos Colaboradores

• Promover o progresso profissional e pessoal

Integridade nos Negócios

• Atuar com clareza e ética em tudo que fazemos

Excelência no trabalho

• Paixão pela excelência e melhoria contínua

Compromisso social e ambiental

• Promover a sustentabilidade através de ações ambientais e sociais onde atuamos

Respeito e compromisso com o cliente

• Superar as expectativas com produtos e serviços de alta qualidade

• Atender com respeito e agilidade

Sustentabilidade Ambiental

A Brennand Cimentos prioriza ações em prol do desenvolvimento sustentável, preservando e recuperando o meio ambiente em que ela esta inserida. Para tanto realiza ações de monitoramentos, plantio de espécies nativas, educação ambiental e rigoroso controle em todos os processos que possam interferir no meio ambiente.

Qualidade do ar

A Brennand Cimentos controla e monitora a qualidade do ar durante todo processo de fabricação de cimento através de filtros de manga.

O monitoramento é realizado dentro da unidade industrial e no seu entorno. A geração de particulados (poeira) é inerente ao processo de fabricação de cimento. Ciente deste impacto e visando minimizá-lo e/ou eliminá-lo, a Brennand Cimentos instalou 56 filtros de manga em toda sua área de fabricação.

Qualidade do Ar – Entorno

A Brennand Cimentos trabalha buscando a eficiência de seu processo fabril, e para tanto se baseia em dados sólidos.

Para evidenciar que sua produção não altera a qualidade do ar em seu entorno, instalou quatro equipamentos que medem e monitoram estas condições, denominados ‘HI VOL e Trigás’ localizados nos seguintes pontos:

Entrada da unidade fabril (montante) – Próximo a Subestação da Cemig;

Saída da unidade fabril (jusante) – Próximo a caixa d’água industrial;

No bairro Morro Redondo;

No Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato – Próximo a Portaria de entrada

Os resultados apresentados nos monitoramentos são utilizados, sempre que necessário, para definir ações que visam garantir que as atividades da empresa não interferem na qualidade do ar do entorno.

Este acompanhamento é realizado desde 2006.

Além de ser a fábrica mais moderna do Brasil, a Brennand Cimentos é também a mais eficiente no controle de suas emissões atmosféricas.

PGRS – Programa de Gestão de Resíduos Sólidos

O programa visa disciplinar os nossos colaboradores a atentarem para destinação correta dos resíduos, possibilitando um ambiente mais limpo e a reciclagem da maior parte dos materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com