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Arte mítico Francisco Brennand em função da estética antropológicos Claude LéviStrauss

Seminário: Arte mítico Francisco Brennand em função da estética antropológicos Claude LéviStrauss. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Seminário  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  301 Visualizações

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RESUMOS

Segunda-feira, 23/11

A mítica na arte de Francisco Brennand à luz da estética antropológica de Claude Lévi-Strauss

Autora: Gisele Lina de Oliveira

Orientador: Marcos Sidnei Pagotto Euzébio

A análise da obra do artista plástico brasileiro, Francisco Brennand, situa-se no domínio de interesse principal deste ensaio. A partir da relação entre mito e arte nas culturas ameríndias estudadas por Claude Lévi-Strauss e de sua teoria estética estrutural, investigaremos o quanto a obra de Brennand, mais precisamente suas esculturas cerâmicas, refletem sua forma de pensar os temas que pretende representar por meio delas (a vida, a natureza, as paixões humanas), um pensar ao qual Lévi-Strauss classificou como “pensar selvagem”

A fenomenologia do som no mensamento de Pierre Schaeffer

Autor: Gláucio Adriano Zangheri

Orientador: João E. Regis Lima

O principal objetivo deste trabalho é expor a apropriação que Pierre Schaeffer faz do método fenomenológico proposto por Edmund Husserl. Após traçarmos um breve quadro da crise da produção musical erudita no século XX, resultado da ausência de uma linguagem, exporemos as razões que levaram Schaeffer a investigar os fundamentos do próprio fenômeno sonoro. Tal investigação será realizada por meio do método fenomenológico e, portanto, acabará por se constituir como uma fenomenologia do som. Em nosso segundo capítulo buscaremos, em linhas gerais, expor os princípios do método fenomenológico tal como são concebidos por Husserl em seu livro A idéia da fenomenologia. No terceiro capítulo, já de posse de tais princípios, vamos expor a fenomenologia do som proposta por Schaeffer em seu Tratado dos objetos musicais mostrando como, gradativamente, este método vai se incorporando e tomando forma em suas investigações. Numa breve conclusão, apenas vislumbraremos a contribuição que os resultados de uma fenomenologia do som poderiam dar na solução o problema da linguagem musical.

O olhar da filosofia para a margem: um horizonte para a palavra marginal de Plínio Marcos a partir da reflexão filosófica de Michel Foucault

Autor: Rodolfo David

Orientador: Marcos Sidnei Pagotto Euzébio

O objetivo desta pesquisa é propor para a filosofia a investigação da palavra-marginal e, por meio dessa investigação, refletir sobre a condição do sujeito que está à margem. A literatura será o recurso auxiliar para que se alcance esse objetivo dentro da pergunta-problema que se coloca: Em que medida o diálogo entre filosofia e literatura pode contribuir para que possamos repensar o discurso essencialista da filosofia, que na busca por universais, acaba perdendo a concretude da vida? Nesse sentido, primeiramente será proposta a reflexão sobre a questão do discurso da filosofia essencialista em relação ao discurso da literatura, tendo como eixo de discussão a questão do marginal; em seguida

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