TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banho No Leito

Monografias: Banho No Leito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  3.489 Palavras (14 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE INTEGRADA CARAJÁS - FIC

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM

BANHO NO LEITO

Redenção, 2013

ALESSANDRA MEDEIROS

ARIADNE LACERDA DA NÓBREGA

JOANA DARC DA SILVA

BANHO NO LEITO

Trabalho realizado para a disciplina de Fundamentos de Enfermagem, válido para obtenção de nota para o 4º semestre do curso de Enfermagem, turma B1, da Faculdade Integrada Carajás.

Orientação: Prof.º Marcelo Mazoto

Redenção, 2013

SUMÁRIO:

Introdução.................................................................................................3

Objetivos...................................................................................................5

Metodologia..............................................................................................6

Procedimento............................................................................................7

Higiene Ocular..........................................................................................9

Higiene Nasal..........................................................................................10

Higiene auricular.....................................................................................11

Higiene oral.............................................................................................12

Lavagem dos cabelos.............................................................................16

Riscos potencialmente causados com a má execução da técnica do banho no leito..........................................................................................17

Bibliografia...............................................................................................20

Objetivo:

Tornar a técnica de banho no leito conhecida pelos alunos do Curso de Enfermagem para que possamos futuramente supervisionar e praticar com humanização esta prática do cuidar.

Metodologia:

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa de caráter descritivo, com base em artigos científicos publicados e livros de Fundamentos de Enfermagem, bem como , recursos visuais para demonstração em aula prática.

Introdução:

O banho no leito, segundo OGASAWARA (1989), “é muito mais que um procedimento básico de enfermagem, é uma necessidade humana essencial para pessoas que precisam de repouso absoluto, ou cuja mobilidade/locomoção estejam afetadas.” No entanto, observa-se que este procedimento é relegado ao segundo plano, isto é, não é dada a devida importância a ele, tanto pelos profissionais quanto pelos estudantes de enfermagem.

A higiene corporal é uma necessidade humana básica da maior importância, tanto para pessoas saudáveis quanto para doentes que necessitam de repouso absoluto, ou seja, que estão sem capacidade para se locomover. O fato do indivíduo estar doente pode levar a uma diminuição da resistência às infecções e, o fato de estar em um ambiente hospitalar, onde a presença de bactérias patogênicas é comum, acarreta risco constante de adquirir uma infecção. SOUZA (1978) afirma que a limpeza da pele durante uma doença é mais importante do que no estado normal. A pessoa confinada ao leito está privada do exercício físico, que serve para estimular a circulação. Portanto, o banho com a fricção cutânea estimula a circulação, substituindo o exercício, um dos fatores essenciais na manutenção da saúde, além de conservar o paciente sempre limpo e confortável.

Desenvolvimento:

Todo paciente internado necessita de algum tipo de banho, e a escolha é, quase sempre, uma decisão da enfermagem. A enfermagem deve considerar a força, as condições e o grau de dependência do paciente. Pode ser indicado banho no leito, de imersão (banheira), de aspersão (chuveiro) ou Ablução (jogando pequenas porções de água sobre o corpo). FURST (1977), HORTA (1995) e ARAÚJO (1980) enfatizam que o banho, além de oferecer à enfermagem uma de suas maiores oportunidades para conhecer seu paciente, identificar seu estado emocional e suas necessidades, possibilita também verificar as condições da pele, as áreas que estão sofrendo pressão, além de ouvir queixas de dores e desconforto. Os autores reforçam também que a higienização da pele é de grande valia para o organismo como um todo. CLARKE (1986) informa que a manutenção da higiene corporal do paciente acamado é importante por várias razões: em primeiro lugar, sob o ponto de vista de evitar infecção cruzada ou do próprio paciente, pelo fato deste estar mais vulnerável a doenças; uma segunda razão, que não pode ser desprezada, é contribuir para a manutenção do conforto e auto-estima do paciente; ainda enfatiza que a maioria das pessoas em nossa sociedade valoriza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com