TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Diagnostica

Dissertações: Bases Diagnostica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.957 Palavras (8 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 8

ED

1- A urianálise compreende as análises física, química e microscópica da urina, com o objetivo de detectar doença renal, do trato urinário ou sistêmica. Solicitado por médicos de todas as especialidades, para as mais diferentes queixas clínicas ou simplesmente para avaliação periódica. Nesse contexto, considere as afirmativas abaixo e assinale a correta:

A A urina de 24 horas é solicitada quando se quer avaliar o clearance de creatinina, proteinúria, sódio, cálcio, ácido úrico, citrato, oxalato e potássio urinário. Toda a urina produzida pelo paciente ao longo de um período de 24h deve ser colhida. Entretanto a perda de uma amostra de urina, por exemplo, durante a evacuação, não invalida o exame.

B A urina de 24 horas é solicitada quando se quer avaliar o clearance de creatinina, proteinúria, sódio, cálcio, ácido úrico, citrato, oxalato e potássio urinário. Toda a urina produzida pelo paciente ao longo de um período de 24h deve ser colhida. Entretanto, a perda de uma amostra de urina, por exemplo, durante a evacuação invalida o exame.

C A amostra para análise de urina I deve ser coletada sempre em frasco estéril.

D A. A amostra de urocultura tem melhor valor preditivo se for colhida por meio de sondagem vesical, devendo ser evitada a coleta por meio de micção espontânea, dado o risco de contaminação.

E A. No exame de urocultura, considera-se que há infecção quando a contagem de colônias bacterianas é maior que 1.000UFC/ml.

Você já respondeu e acertou esse exercício.

A resposta correta é: B.

Pois esse tipo de exame serve para ver o quanto desses compostos o paciente está excretando através da urina durante um periodo de 24 h e dependendo da quantidade pode se detectar uma anormalidade e, e qualquer perda de amostra pode comprometer o resultado do exame.

2- A Ascaridíase é uma doença parasitária do homem, causada por um helminto (Ascaris Lumbricoides). Habitualmente, não apresenta sintomatologia, mas pode manifestar-se por dor abdominal, diarréia, náuseas e anorexia. Sobre essa parasitose, considere as afirmativas abaixo:

I. Quando há um grande número de parasitas pode ocorrer um quadro de obstrução intestinal. Em virtude do ciclo pulmonar da larva, alguns pacientes apresentam manifestações pulmonares com broncoespasmo, hemoptise e pneumonite.

II. O diagnóstico laboratorial envolve a coleta de três amostras de fezes para pesquisa de ovos do parasita.

III. A transmissão do parasita ocorre por ingestão de água e de alimentos contaminados pelo parasita, bem como por relação sexual.

IV. A transmissão do parasita ocorre somente por ingestão de água e de alimentos contaminados pelo parasita.

Das afirmativas acima, estão corretas somente:

A

I, II, III.

B

II e III.

C

II e IV.

D

III e IV.

E

I, II e IV.

Você já respondeu e acertou esse exercício.

A resposta correta é: E.

A afirmativa 3 é a unica incorreta pois, a transmissão só pode ser feita através de água e/ou alimentos contaminados e nunca por relação sexual.

2- Em relação ao processo de colonização do Ascaris lumbricoides pode-se afirmar que o habitat desse nematoide é o (assinale a alternativa correta):

A

estômago.

B

fígado.

C

intestino delgado.

D

pulmão.

E

intestino grosso.

Você já respondeu e acertou esse exercício.

A resposta correta é: C.

Pois no intestino delgado os vermes podem adquirir maior quantidade de nutrientes, principalmente para sua reprodução e é um lugar que se apresenta "seguro" para eles, sendo mais dificil de serem descobertos.

4- Na coleta de amostra de sangue para realização de exames laboratoriais são usados tubos, com presença ou não de anticoagulantes específicos indicados pela cor da tampa dos frascos. Relacione a cor da tampa do frasco e o teste laboratorial com os tipos de anticoagulantes:

Cor da tampa do frasco Teste laboratorial Anticoagulante

1. Vermelha A - Teste de coagulação ( ) Fluoreto e oxalato

2. Roxa B - Exame sorológico e bioquímico em geral ( ) Heparina ou citrato

3. Cinza C – Hemograma ( ) Nenhum

4. Verde e azul D – Glicemia ( ) EDTA

A sequência correta da cor da tampa do frasco e do teste laboratorial com os tipos de anticoagulantes é a seguinte (assinale a alternativa correta):

A

1C, 2A, 3D, 4B.

B

3D, 1A, 4C, 2B.

C

3D, 4A, 1B, 2C.

D

1B, 2C, 3A, 4D.

E

3C, 4B, 1A, 2D.

Você já respondeu e acertou esse exercício.

A resposta correta é: C.

Pois para o exame de glicemia não pode haver anticoagulante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com