TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bexiga

Monografias: Bexiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 4

Bexiga

Os cálices (menores e maiores), a pelve renal, o ureter e a bexiga têm a mesma estrutura básica, embora a parede se torne gradualmente mais espessa no sentido da bexiga. A mucosa é formada por epitélio de transição e por lâmina própria de tecido conjuntivo, que varia do frouxo ao denso.

O epitélio de transição é impermeável, sendo as células mais superficiais responsáveis pela barreira osmótica entre a urina e os fluidos teciduais. Nessas células a membrana plasmática em contato com a urina é especializada, apresentando placas espessas separadas por faixas de membrana mais delgada.

Quando a bexiga se esvazia, a membrana se dobra das regiões delgadas e as placas espessas se invaginam formando vesículas fusiformes que permanecem próximas à superfície celular. Ao se encher, sua parede se distende e há transformação das vesículas em placas, que se inserem na membrana, aumentando a superfície das células. Esta membrana é sintetizada no aparelho de Golgi e é composta por cerebrosídeos.

A parte muscular é formada por camada longitudinal interna e outra circular externa. A partir da porção inferior do ureter, aparece a longitudinal externa. Tais camadas não são bem definidas. Na parte proximal da uretra, a musculatura da bexiga forma o seu esfíncter interno.

As vias urinárias são envolvidas externamente por membrana adventícia, exceto a parte superior da bexiga recoberta por serosa (peritônio).

Bexiga

É uma víscera oca, sendo dividida em cúpula e base ou assoalho, com limite no nível da linha entre os meatos ureterais. A cúpula é porção relativamente delgada e razoavelmente distensível, enquanto a base possui musculatura mais espessa e sofre menor distensão durante o enchimento vesical.

Na cúpula, o músculo detrusor apresenta-se em camadas pouco distinguíveis; já próximo à base, essas camadas tornam-se mais definidas. A porção mais externa tem fibras orientadas predominantemente no sentido longitudinal. A porção intermediária é composta por fibras oblíquas e circulares. Por fim, a porção mais interna é plexiforme e pode ser vista sob a forma de trabeculações durante a cistoscopia.

Na região do colo vesical, há dois feixes de fibras em forma de “U”, cujas concavidades estão em sentidos opostos. O feixe principal passa anteriormente ao meato interno da uretra e abre-se posteriormente. O segundo feixe, sob o trígono vesical, composto por fibras da camada intermediária, abre-se anteriormente. O meato uretral atravessa o espaço das concavidades formadas pelos dois feixes musculares. A contração muscular desses feixes poderia contribuir para o fechamento da luz da uretra. No entanto, estas fibras musculares fazem parte da musculatura detrusora que contrai durante a micção, e na verdade, atuariam dificultando o esvaziamento vesical.

Entretanto, há evidências de que a inervação autonômica desses feixes é diferente daquela da musculatura da cúpula, havendo relaxamento dos feixes em “U” durante o esvaziamento vesical.

A musculatura do trígono vesical consiste em três porções: trígono urinário, anel trigonal e placa trigonal. A primeira é de formato triangular, com vértices no meato uretral e nos orifícios ureterais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com