TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funções do sistema urinário, rins, uréteres, bexiga, anatomia

Tese: Funções do sistema urinário, rins, uréteres, bexiga, anatomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Tese  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 3

As funções do Sistema Urinário, rins, ureteres, bexiga, anatomia

INTRODUÇÃO:

O Sistema Urinário dos seres humanos é composto por rins, ureteres, uretra e bexiga urinária. Ele desempenha funções de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo.

Funções:

- Produzir, armazenar (na bexiga) e eliminar a urina;

- Eliminar, através da urina, resíduos que não são utilizados pelo organismo;

- Regular o volume e composição química do sangue;

- Auxiliar na produção e regulação das hemácias (células sanguíneas vermelhas);

- Proporcionar o equilíbrio de minerais (sódio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, etc.).

Funções específicas de cada componente do Sistema Urinário:

• Rins - Filtração do sangue, regulando seu volume e composição; Atua na regulação do pH e pressão do sangue; Excretar resíduos; Produção de hormônios.

• Ureteres - Conduzir a urina dos rins até a bexiga.

• Bexiga Urinária - Armazenar a urina e lança-la na uretra.

• Uretra- Eliminar a urina.

O que é cálculo renal, pedra nos rins, causas, sintomas, procedimentos para eliminar, sistema urinário, rins, litotripsia

Doenças associadas:

O que é cálculo renal?

O cálculo renal é um problema de saúde muito comum nos seres humanos e algumas espécies de mamíferos. É conhecido popularmente como pedra nos rins. É provocado por vários fatores relacionados à alimentação, mal funcionamento do sistema urinário ou a predisposição genética.

Formação

O cálculo forma-se nos rins e na bexiga, a partir do acúmulo de sais minerais no organismo. Além dos sais minerais, o acúmulo de outras substâncias pode causar o cálculo como, por exemplo, ácido úrico e oxalato de cálcio. O cálculo assume um formato de cristais e pode ter dimensões e formatos variados. Alguns cálculos são do tamanho de um grão de areia, outros podem atingir o tamanho de uma laranja.

Muitas vezes o rim de uma pessoa produz cálculos microscópicos que são expelidos através da urina sem causar dor. Porém, em outros casos, o cálculo pode provocar dores muito fortes na região dos rins. Muitas vezes as dores podem vir acompanhadas de náuseas e vômitos. Caso o cálculo saia dos rins, atingindo as vias urinárias, dores e desconforto ao urinar podem ser comuns. Quando uma pessoa sente estes sintomas, o melhor é procurar imediatamente um nefrologista ou urologista. Em alguns casos, a cirurgia se faz necessária de forma emergencial. Além da cirurgia, em algumas situações é necessário a utilização da litotripsia. Este procedimento consiste em quebrar o cálculo usando ondas de choque, permitindo que os pedaços pequenos sejam eliminados pela urina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com