TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biblioteca de DNA

Projeto de pesquisa: Biblioteca de DNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Ritter dos Reis

Luana Cruz, Viviane Goulart, Jeisiane, Suelen

Processos Biológiocos, PVA NOITE.

Biblioteca de DNA

O que é?

Uma biblioteca de DNA é uma coleção de fragmentos de DNA obtidos a partir da ação das endonucleases de restrição, ligados aos vetores apropriados e clonados. Quando a biblioteca inclui a totalidade do genoma de uma célula ou organismo ela é dita "Biblioteca Genômica". Quando a biblioteca inclui apenas moldes de cDNA , obtidos por ação de uma transcriptase reversa, esta biblioteca é dita "Biblioteca de DNA Complementar" . A detecção de um determinado segmento de DNA em uma biblioteca genômica é feita com a utilização de sondas de DNA.

As aplicações

Estudo de estrutura dos genes: Localizar um gene numa região muito precisa de um cromossomo tornou-se muito mais viável após o desenvolvimento de técnicas que lidam diretamente com a molécula de DNA, permitindo também o isolamento de genes especificos.

Diagnóstico Clinico: Antes da metodologia de um DNA recombinante , as doenças causadas por mutações em um gene só podiam ser estudadas a partir de suas manifestações clinicas ou das alterações encontradas nas proteinas correspondentes. Atualmente, comparando-se a sequência de nucleotideos de um gene de um individuo normal com a de um individuo afetado por uma doença genética, a mutação que causa tal doença pode ser precisamente determinada.

Terapia Gênica: A possibilidade atual de se introduzir um gene em um organismo tornou real o antigo sonho de se corrigir doenças genéticas. Detectada uma mutação

Clonagem

O que é?

A clonagem é um mecanismo comum de reprodução de espécies de plantas ou bactérias. Um clone pode ser definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma unica célula e que são idênticos á célula original. Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originaram da divisão de um óvulo fertilizado.

A clonagem pode ser definida como um método cientifico artificial de reprodução que utiliza células somáticas no lugar do óvulo e do espermatozóide.

A clonagem de seres humanos ainda está muito longe de acontecer. Além de alguns limites cientificos, a questão ética e religiosa tem se tornado um anteparo para estas pesquisas com seres humanos.

As aplicações da Clonagem

Clonagem reprodutiva

A clonagem reprodutiva: se refere à produção se seres vivos geneticamente idênticos, ou seja, produção cópias idênticas de seres vivos, sejam eles animais, vegetais ou humanos. Neste processo, normalmente o núcleo de uma célula reprodutiva é retirado e esta recebe uma célula somática, que irá se fundir e se dividir, comportando-se como um embrião normal. Este embrião é implantado em uma mãe de aluguel. O organismo formado é geneticamente idêntico ao organismo doador da célula somática, assim que a ovelha Dolly foi clonada. A célula somática utilizada é de uma glândula mamária.

Clonagem terapêutica: O objetivo desta técnica é produzir células-tronco para o tratamento de doenças e produção de órgãos para transplante. Esta técnica é a esperança de muitas pessoas portadoras de doenças como diabetes, Parkinson e Alzheimer. Esta técnica esbarra em muitos preconceitos e parâmetros éticos. O processo de produção de uma célula é muito parecido com a clonagem reprodutiva, porem a célula não é implantada no útero. As células-tronco embrionárias podem se diferenciar em todos os tipos de tecidos e são chamadas de multifuncionais, já as adultas não possuem esta capacidade, cada uma dá origem ao mesmo órgão.

Aplicações da Clonagem na enfermagem

As aplicações na enfermagem são por uso de células troncos que são produzidas para o tratamento de doenças e produção de órgãos de transplante. A clonagem terapêutica é esperançosa para muitas pessoas portadoras de diabetes, Parkinson, Alzheimer. Os cientistas tem muitas esperanças em relação á clonagem na cura de doenças, porem esborram parâmetros éticos. Mas acreditam que no futuro a clonagem possa produzir células de órgãos ou até órgãos inteiros, salvando a vida de muitas pessoas e diminuindo a fila dos transplantes. Que também possa utilizar células do próprio organismo no lugar de implantes mamários, clonando as células de gordura, por exemplo. A clonagem de seres humanos poderá solucionar os casos de infertilidade e até evitar que crianças nasçam com defeitos genéticos. Espécies de animais com risco de extinção podem ser clonados.

Terapia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com