TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO DE DNA

Artigo: EXTRAÇÃO DE DNA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  1.618 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Mucosa Oral

Brasília

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

Membranas mucosas são estruturas que formam superfícies úmidas de cavidades do corpo, que se comunicam com o meio externo. Constituída pela associação de epitélio mais tecido conjuntivo. O que reveste toda a cavidade bucal é a membrana mucosa bucal ou simplesmente, mucosa bucal. Esta mucosa apresenta características estruturais diferentes, dependendo da região considerada. Isto ocorre porque esta mucosa se adapta frente às agressões funcionais frente a modificações evolutivas e também sofre modificações reversíveis em resposta a função e ao uso.

Componentes da mucosa bucal: lâmina própria, submucosa, mucoperióstio e etc.

Funções: proteção, sensorial, regulação de temperatura, secreção.

A observação de células da mucosa bucal em microscópio óptico é uma pratica simples, mas que permite conhecer com maior clareza a organização celular básica: membrana, citoplasma e núcleo. O objetivo do experimento realizado foi permitir aos alunos a observação de células da mucosa bucal. Os conhecimentos sobre as células progridem paralelamente ao aperfeiçoamento dos métodos de investigação. O microscópio óptico, também chamado microscópio de luz, possibilitou o descobrimento das células. Com os avanços tecnológicos, já existem diversos estudos que demonstram de forma completa a composição celular.

Material e Métodos

*microscópio;

*lâmina;

*espátula;

*pipeta;

*corante: azul de metileno;

*células da mucosa oral.

Em laboratório foi realizada a coleta do material da mucosa bucal do próprio aluno, raspou-se a parte interna da bochecha com uma espátula, colocou-se o material sobre a lâmina, pingou-se uma gota de corante. Logo após a aplicação do corante deixou-se secar por 3 minutos, lavou-se a lâmina e a secou, retirando o excesso de corante. Observou-se a lâmina ao microscópio nas objetivas 4x, 10x, 40x e por fim com a objetiva de 100x.

Resultados

No experimento realizado observaram-se as células da mucosa bucal. O material encontrava-se espalhado na lâmina, porém consegue-se observar a célula com nitidez. O corante azul de metileno mostrou-se de grande ajuda para destacar as membranas e o núcleo. Mais abaixo está um esboço em desenho da visualização das células com as lentes de 04 e 10 vezes de aumento:

Discussão

Um experimento em laboratório realizado permite aos alunos observar células de forma real analisando a estrutura celular com mais nitidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com