TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioestatistica

Resenha: Bioestatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  Resenha  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  1.198 Visualizações

Página 1 de 2

Bioestatística

Bioestatística é a estatística aplicada às ciências da saúde, é um levantamento de dados, feito através de cálculos demonstrados por gráficos, que provam um relatório de pesquisa, ou seja, é a ciência que fornece os princípios e os métodos para coleta, organização, resumo, análise e interpretação de dados. É o conhecimentos sobre métodos estatísticos aplicados à medicina veterinária, incluindo amostragem, delineamento experimental e principais testes aplicados em dados paramétricos e não-paramétricos.

Fornecendo estimativas de porcentagem, a bioestatística relacionada à medicina veterinária estima todo e qualquer resultado dentro do assunto, podendo ser constituído por números de nascimentos, espécies, sexo, idade, exames que são realizados em animais, prontuários dentro de uma unidade de internação, produtos de origem animal, abandono e maus tratos, notificações obrigatórias em centros de zoonoses, desaparecimento, necropsias, técnicas de experimentação animal, procedimentos de eutanásia, patologias, contas hospitalares, óbitos, etc. Tudo o que engloba a determinada amostra ou população.

A distinção entre os dados realmente coletados e a vasta quantidade de dados que poderiam ser observados é a chave para o bom entendimento da estatística. O levantamento de dados de toda a população chama-se censo, podendo ser numerosas, de grandes populações ou até mesmo de um circulo menor de dados envolvidos.

Usa-se mais amostras do que populações para obter um resultado final, pelo fato comprovado do valor cientifico das informações coletadas.

Os tipos de amostras a serem coletadas são:

- Amostra aleatória, casual ou probabilística (obtidas por sorteios, podendo ser simples ou estratificada);

- Amostra semi-probabilística (parcialmente aleatória, sistemática, por conglomerados ou por quotas); E:

- Amostra não probabilística ou de conveniência, que são constituídas por n unidades reunidas em uma amostra simples.

Mesmo não sendo muito utilizados pelo fato de seus valores finais não serem iguais as estatísticas, os parâmetros são usados para resumirem uma característica da população, junto com a tendência que é a diferença entre a estimativa que se obteve na amostra que se quer estimar. A apresentação de dados em tabelas e variáveis (quantitativas, numéricas ou categorizadas) são outros tipos de métodos utilizados para chegar-se a um resultado final, no qual o componente das tabelas é feito através da apuração de dados nominais, ordinais, discretas e continuas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com