TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biogenese

Exames: Biogenese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

Biogênese (português brasileiro) ou Biogénese (português europeu) é a produção de novos organismos ou organelas. A lei da biogênese, atribuída a Louis Pasteur, é a observação de que seres vivos provém apenas de seres vivos, através da reprodução. Ou seja, a vida não provém de materiais não-vivos, que era a proposição da geração espontânea1 2 . Este princípio é resumido pela frase em latim Omne vivum ex vivo, que significa "toda vida vem da vida". Uma frase relacionada a esta é Omnis cellula e cellula, "todas as células vem de células", observação que é central à teoria celular.

O termo biogênese foi criado por Henry Charlton Bastian, para significar a geração da vida a partir de materiais não vivos, entretanto Thomas Henry Huxley escolheu o termo abiogênese e redefiniu biogênese como sendo a vida se originando de vida preexistente3 . A geração de vida a partir de material não vivo é chamada abiogênese, e ocorreu pelo menos uma vez na história da Terra4 , ou na história do Universo (veja panspermia), quando a primeira forma de vida surgiu5 6 7 .

Geração Espontânea e seu desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Geração espontânea

Os gregos antigos acreditavam que seres vivos poderiam vir a existir espontaneamente a partir de matéria não-viva, e que a deusa Gaia poderia fazer a vida surgir espontaneamente a partir de pedras, um processo conhecido com Generatio spontanea. Aristóteles discordava, mas ele ainda acreditava que seres vivos poderiam surgir a partir de organismos diferentes ou do solo. Variações deste conceito de geração espontânea existiam até o século 17, mas a partir do fim daquele século, uma série de observações e discussões começaram, e vieram a desacreditar aquelas ideias. Este avanço na compreensão científica recebeu muita oposição, com crenças pessoais e preconceitos individuais geralmente obscurecendo os fatos.

Francesco Redi, um médico italiano, já havia demonstrado em 1668 que formas de vida mais complexas não originavam espontaneamente, mas os proponentes da abiogênese alegavam que isto não se aplicava a micróbios e continuaram a sustentar que estes podiam surgir espontaneamente. Tentativas de refutar a geração espontânea da vida a partir da não-vida continuaram até o início do século 19 com observações e experiências feitas por Franz Schulze e Theodor Schwann.

Em 1745, John Needham colocou caldo de galinha em um vidro e ferveu o mesmo. A seguir ele deixou ele esfriar e aguardou. Quando apareceram micróbios, ele propôs que este era um exemplo de geração espontânea. Em 1768 Lazzaro Spallanzani repetiu a experiência de Needham mas removeu todo o ar dos vidros. Não ocorreu crescimento de micróbios8 . Em 1854, Heinrich Schröder (1810–1885) e Theodor von Dusch, e em 1859 apenas Schröder, repetiram os experimentos de filtração de Helmholtz9 , e mostrou que partículas vivas poderiam ser removidas do ar a partir da filtragem do ar através de algodão e lã.

Em 1864, Louis Pasteur finalmente anunciou os resultados de seus experimentos. Em uma série de experimentos similares aos que haviam sido feitos anteriormente por Needham e Spallanzani, Pasteur demonstrou que a vida não surge em áreas que não tenham sido previamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com