TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia (Estudo Dirigido - Trato Digestório)

Casos: Fisiologia (Estudo Dirigido - Trato Digestório). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  6.177 Palavras (25 Páginas)  •  1.857 Visualizações

Página 1 de 25

Estudo dirigido – trato digestório

1 – Lipase gástrica: produzida nas células específicas das glândulas gástricas (no estômago), em meio ácido, hidrolisa triacilgliceróis com cadeias médias e curtas.

Tripsina: produzida pelo pâncreas, atua no duodeno quebrando proteínas e polipeptídeos de tamanhos variados, sem transforma-los em aminoácidos.

Carboxipolipeptideo: produzida no pâncreas, atua no duodeno clivando alguns polipeptídeos em aminoácidos.

2- Ondas lentas: não são potenciais de ação, mas sim, variações na velocidade da bomba de sódio-potássio ATPase do músculo liso do trato digestório. Potenciais em ponta: são potenciais de ação, sempre que houver estímulo (alimento presente) quando a onda estiver no “pico”, haverá contração.

3- O sistema entérico é composto principalmente de dois plexos: um plexo externo, denominado mioentérico ou de Auerbach, e um plexo interno, denominado submucoso ou de Meissner. O plexo mioentérico controla principalmente os movimentos gastrintestinais e o plexo mucoso controla a secreção epitelial gastrintestinal e o fluxo sanguíneo local.

4 - O controle neural da função do trato gastro intestinal é mediado pelas divisões simpáticas e parassimpática do Sistema Nervoso Autônomo (SNA) e por neurônios localizados nos plexos mioentérico e submucoso, denominados sistema nervoso entérico (SNE). Este último localiza-se inteiramente na parede intestinal, começando no esôfago e estendendo-se até o ânus e é muito desenvolvido, importante no controle dos movimentos e da secreção de GI.

5 -O movimento da parede do trato digestório e referido como motilidade, e a motilidade pode ser de natureza propulsora (propulsiva, retentiva (mistura) ou mista. O tempo que leva para o material alimentar passar de um segmento para o outro e denominado tempo de transito. Um aumento na motilidade propulsora diminui o tempo de transito, enquanto o aumento da motilidade retentiva ou de mistura aumenta o tempo de transito. O aumento e redução seletivos da motilidade retentiva e da motilidade propulsora aos aspectos importantes no tratamento da diarreia.

6 - Peristalse ou movimentos propulsivos: empurram o alimento através do tubo alimentar, permitindo a sua digestão e absorção adequadas. Um anel contrátil é formado na parede muscular do intestino e percorre o tubo, impulsionando o conteúdo à sua frente. Um dos principais estímulos que podem deflagrar os movimentos peristálticos é a distensão do órgão, que gera uma resposta do sistema nervoso entérico. A velocidade resultante do movimento peristáltico no intestino é de cerca de 1 cm/min. Segmentação ou movimentos de mistura: ajudam a misturar o quimo com as secreções no intestino durante todo o tempo. Trata-se de movimentos constritivos, intermitentes, concêntricos e localizados, com duração de alguns segundos.

7 - O sistema porta hepático tem a função de absorver todos os nutrientes que chegam ao intestino, com excessão dos lipídios que é transportado por via linfática.Por se encontrar numa posição privilegiada , a porta hepática metaboliza,acumula nutrientes, neutraliza e elimina as substâncias tóxicas absorvidas pelo organismo. Este sistema é formado pela veia porta hepática e a artéria hepática.

8 – Fome: É o desabrochar da necessidade de ingerir alimentos e pode vir acompanhada por uma série de fenômenos, incluindo contrações de fome, salivação e aumento do comportamento à procura do alimento. A fome ocorre quando o estoque corporal de nutrientes se torna abaixo de determinado nível. Apetite: É o desejo de ingerir alimento. Apetite no dicionário é desejo, ambição, predileção, sensualidade . o apetite pode persistir até mesmo quando a fome não estiver mais presente.

9 - A saliva é composta por ar (por isso o aspecto espumoso), água (99,5%), ptialina, nitrogênio, enxofre, potássio, sódio, cloro, cálcio, magnésio, ácido úrico e ácido cítrico. Possui também proteínas enzimáticas, estruturais e imunológicas.

10 - A saliva humana contém uma substância chamada de imunoglobulina secretória A (IgA), que tem a função de proteger o organismo contra vírus que invadem o trato respiratório e digestivo. A saliva também possui um efeito microbiano, que controla o crescimento de bactérias, por isso, quando não há saliva, há maiores chances de aparecerem cáries dentárias. Alterações na quantidade de saliva também podem causar halitose. A saliva tem como função lubrificar e diluir o alimento (facilitando a mastigação, a gustação e a deglutição).

11- A calicreína trata-se de um polipeptídeo, de ação proteolítica, que age sobre os substratos protéicos de diferente natureza. Sua presença foi determinada pela injeção de saliva no sangue, após a qual a pressão arterial caiu por curto tempo, devido à sua ação vasodilatadorora.

12- Os dentes incisivos são utilizados para procurar alimento pela ação de lacerar ou friccionar, e os dentes molares são utilizados para triturar o alimento em partículas pequenas.Os principais objetivos da mastigação são quebrar o alimento para fornecer maior área superficial para os sucos digestivos e misturar o alimento com a saliva para assegurar a lubrificação adequada do bolo alimentar para a passagem pelo esôfago. A deglutição, ou ato de engolir, envolve estágios voluntário e involuntário e ocorre após o alimento ser mastigado. Na fase voluntária, o alimento é moldado em um bolo pela língua e então empurrado pela faringe, então as terminações nervosas sensoriais detectam sua presença e inicia-se a porção involuntária do reflexo de deglutição. As ações involuntárias do reflexo de deglutição ocorrem na faringe e no esôfago. A faringe é uma abertura comum tanto ao trato respiratório como ao trato digestivo. A principal função da faringe é assegura que ar entre no trato respiratório e o alimento entre no trato digestivo. O centro da deglutição é formado por um conjunto de células nervosas localizadas no assoalho do quarto ventrículo cerebral, e este é estimulado por impulsos aferentes originários de receptores localizados na parte posterior da boca, faringe e epiglote. A deglutição isola a nasofaringe e a traquéia da cavidade bucal por movimento da epiglote, e evita a entrada do alimento nestas áreas. Nesta fase, a respiração fica inibida e a boca e a faringe forma uma câmara completamente fechada. A sequência que ocorre a seguir é a transferência do bolo alimentar da parte posterior da boca para a parte superior do esôfago. Desenvolve-se um aumento da pressão intrafaríngea

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com