TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Marinha

Casos: Biologia Marinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho terá a Praia do Forte como local de estudo, município baiano de Mata de São João, a cerca de 50 km de Salvador. Tal localidade foi escolhida por representar uma das principais áreas de desova de tartarugas marinhas (Taisi Maria Sanches/1999) e por ter um grande movimento turístico durante quase todo o ano, o que pode ser um fator para a presença de lixo na praia. Através de noticiários, estudos e pesquisas realizadas escolhemos o período de três bimestres entre os meses de setembro a março durante os anos de 2014 e 2015, por ser o período de desova das tartarugas marinhas, com variação entre as espécies.

Para a realização do trabalho, iremos observar os lixos presentes na praia utilizando fitas métricas para demarcar um comprimento especifico do espaço a ser analisado. Usando quadracts de tamanhos variados, iremos observar e fazer anotações sobre a quantidade e a porcentagens da presença de lixo encontrado, além de realizar algumas coletas, fotografar e anotar os tipos encontrados durante todo o projeto. Utilizando materiais e roupas específicas para mergulho, iremos demarcar um comprimento especifico e analisar, como citado acima, o lixo encontrado, desta vez, dentro do mar.

Para a realização da segunda parte do trabalho durante o tempo determinado de nove meses vamos ter o apoio do Projeto Tamar. Receberemos informações sobre cada desova que ocorrerá na praia do forte para observarmos se o lixo presente na praia interferirá nas desovas e no nascimento das tartarugas de alguns ninhos durante o período do trabalho, já que tal fenômeno ocorre entre 45 e 60 dias depois da desova, dependendo da temperatura da areia da praia (ATM Tartarugas a Salvo). Durante as desovas estaremos observando cada uma das tartarugas para chegarmos à conclusão se o lixo interfere fisicamente em suas vidas. Estaremos analisando o corpo do animal de forma que possamos encontrar ferimentos, por exemplo, decorrente de lixos eliminados no mar. Através de tais métodos iremos chegar a uma conclusão específica para o nosso projeto.

Referências:

http://www.anp.gov.br/brnd/round5/round5/guias/perfuracao/5round/refere/tartarugas.pdf

http://tartarugasmarinhas.com/content/nascimento-dos-filhotes

http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=90

http://www.tamar.org.br/noticia1.php?cod=378

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com