TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia Molecular

Artigos Científicos: Biologia Molecular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 3

http://trabalhosgratuitos.com/Biologia-e-Medicina/BIOLOGIA-MOLECULAR-E-CELULAR/142455.html CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL ROSEMAR PIMENTEL

CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICA

MODELOS ATÔMICOS

Teoria dos Quanta

Modelo Atômico de Bohr

Modelo Atômico de Sommerfeld

Modelo Atômico de Mecânica Quântica

Autora: Rosane Maria Braz da Silva

Volta Redonda – RJ

2013

Introdução

Cada substância no universo, rochas, mar, ser humano, os planetas e até mesmo

as mais distantes estrelas são inteiramente feitos de partículas minúsculas chamadas

átomos, que são pequenos demais para serem fotografados.

Essas pequenas partículas são estudadas na Química (ciência que cresceu na meia-idade) e na Física.

Para entender a complexidade desses átomos, diversos cientistas, como Rutherford, Dalton, Bohr e Thomson, articularam várias teorias. No século XIX, as diferentes leis de combinação e a tabela periódica dos elementos, criada em 1871, reforçaram o estudo da constituição dos átomos.

Após séculos de estudos sobre a interpretação da composição, propriedades, estruturas e transformações destas minúsculas partículas, chegou ao modelo que conhecemos hoje.

Teoria dos Quanta

Teoria quântica é a teoria física baseada na utilização do conceito de unidade quântica para descrever as propriedades dinâmicas das partículas subatômicas e as interações entre a matéria e a radiação. As bases da teoria foram assentadas pelo físico alemão Max Planck, o qual, em 1900, postulou que a matéria só pode emitir ou absorver energia em pequenas unidades discretas, chamadas quanta. Outra contribuição fundamental ao desenvolvimento da teoria foi o princípio da incerteza, formulado por Werner Heisenberg em 1927.

Planck desenvolveu o conceito de quantum como resultado dos estudos da radiação do corpo negro (corpo negro refere-se a um corpo ou superfície ideal que absorve toda a energia radiante, sem nenhuma reflexão). Sua hipótese afirmava que a energia só é irradiada em quanta, cuja energia é hu, onde u é a freqüência da radiação e h é o quanta de ação, fórmula agora conhecida como constante de Planck.

O físico francês Louis Victor de Broglie sugeriu, em 1924, que uma vez que as ondas eletromagnéticas apresentam características corpusculares, as partículas também deveriam ter características ondulatórias. O conceito ondulatório das partículas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com