TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia/histologia/embriologia

Trabalho Escolar: Biologia/histologia/embriologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  6.862 Palavras (28 Páginas)  •  6.608 Visualizações

Página 1 de 28

1- As células eucarióticas, por definição, possuem um núcleo contendo a maior parte da informação genética. O DNA é mantido em um compartimento separado dos outros componentes celulares que se situam num citoplasma, onde a maioria das reações metabólicas ocorrem. Tal estrutura é o envoltório nuclear, ausente nas células procariotas. A respeito da organização do material genético em procariotos e eucariotos, assinale a alternativa errada.

D) Nos seres procariontes, embora não exista uma estrutura isolando o material genético do conteúdo citoplasmático, o DNA é separado do citoplasma pela presença de ribossomos que circundam todo cromossomo circular

2- Do ponto de vista evolutivo, acredita-se que os procariontes são ancestrais dos eucariontes. Os procariontes surgiram há cerca de 3 bilhões de anos ao passo que os eucariontes há 1 bilhão de anos. E apesar das diferenças entre as células eucarióticas e procarióticas, existem semelhanças importantes em sua organização molecular e em sua função. Abaixo estão listadas estruturas citoplasmáticas importantes para a manutenção da fisiologia celular. Apenas uma delas é comum a eucariotos e procariotos. Assinale a alternativa que contenha a estrutura presentes no dois tipos celulares.

A) Ribossomos.

3- A microscopia eletrônica demonstrou que existem fundamentalmente duas classes de células: as procarióticas , cujo material genético não está separado do citoplasma por uma membrana e as eucarióticas, com um núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear. Em ambos tipos celulares o material genético DNA está organizado na forma de cromossomos. Assinale a alternativa correta a respeito da comparação entre os cromossomos de procariotos e de eucariotos

C) Cromossomos de células procariotas são circulares e não estão associados as histonas, como ocorre nas células eucariontes. A presença de histonas em eucariontes é explicada pela necessidade de compactação da informação genética.

4 - Os procariontes foram os primeiros seres vivos que apareceram na Terra, a cerca de 3 bilhões de anos atrás.Por evolução, as células procariotas deram origem aos eucariontes. As células dos eucariontes apresentam sistemas membranosos, formados por vários corpúsculos, com funções específicas, e que se originaram por invaginações da membrana dos procariontes. Assinale a alternativa falsa a respeito das diferenças entre eucariotos e procariotos.

A) Procariontes são células mais simples, desprovidas de ribossomos, visto que não existe a necessidade de síntese de proteínas e nem de nenhumoutro elemento celular. Todas as macromoléculas são absrovidas diretamente do ambiente.

5- Na classificação dos seres vivos, são utilizados critérios de organização morfológica e fisiologia celular para diferenciar os diferentes reinos. Quanto à organização celular, as células podem ser procariotas e eucariotas, sendo os seres possuidores dessas células chamados de procariontes e eucariontes respectivamente. Assinale a alternativa que descreva correntamente uma diferença entre células eucariotas e procariotas:

C) Apenas células eucariotas possuem divisões membranares no seu citoplasmas. Estes compartimentos funcionais recebem o nome de organelas.

6- Um estudante escreveu em uma prova a seguinte resposta quando perguntado sobre as diferenças entre eucariotos e procariotos no que diz respeito ao material genético: “As bactérias não têm núcleo nem DNA.”. Assinale a alternativa correta a respeito da afirmação do estudante.

C)Embora apenas os eucariontes tenham núcleo, todos os organismos vivos possuem material genético, no caso dos eucariontes e procarionte, o DNA. Portanto o estudante está errado.

7- Após estudar duas células ao microscópio, foi montada seguinte tabela:

Analise a tabela e assinale a alternativa que melhor explique os resultados obtidos:

A) A célula A é um eucarioto, o que é confirmado pela presença de carioteca e organelas

8- Leia as afirmações abaixo a respeito das características atribuídas aos seres vivos:

(I)Para ser considerado um ser vivo é necessário a presença de uma ou mais células.

(II) Os seres vivos possuem material genético.

(III) As células que compões um ser vivo apresentam a capacidade de auto - replicação

Admitindo que possuir todas essas características seja requisito obrigatório para ser classificado como “ser vivo”, é correto afirmar que:

E) os vírus não são seres vivos, porque preenchem apenas o requisito II.

9- "Organela responsável por modificações químicas em proteínas, tais como a adição de carboidratos, bem como o endereçamento e secreção de qualquer composto produzido no meio intracelular".

Assinale a alternativa que corresponda a organela cuja função foi acima descrita

C) Complexo de Golgi

10- A síntese de proteínas é um processo essencial para a sobrevivência celular e muito conservado ao longo da evolução. A principal estrutura envolvida na síntese de proteínas são os ribossomos, no entanto a organela responsável pelas modificações pós traducionais destas proteínas é:

D) Retículo endoplasmático rugoso

11- As principais teorias sobre evolução de organelas acreditam que as mitocôndrias atuais seriam fruto da fagocitose de células procariontes por células eucariontes primitivas, mas, por alguma razão ainda não elucidada, estas células procariontes não foram digeridas e passaram a viver em simbiose com as células eucariontes, gerando a organela que atualmente conhecemos como mitocôndrias. Podemos citar como principal função das mitocôndrias:

C) Respiração celular e produção de ATP

12- Foi descoberto recentemente que os lisossomos participam da apoptose, ou seja, da morte celular programada quando a célula não está mais funcionando corretamente. Assinale abaixo a alternativa que explique corretamente por que os lisossomos podem atuar na morte celular

A) Lisossomos são vesículas ricas em enzimas ácidas que quando liberadas no citoplasma celular atuam “dissolvendo” todas as estruturas

13- Ao olhar um grupo de células não identificadas ao microscópio, você localizou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com