TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embriologia E Histologia

Trabalho Universitário: Embriologia E Histologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  721 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da Atividade

Responda ás questões a seguir:

1) Definir o que é reprodução assistida.

A reprodução assistida é o conjunto de técnicas para tratamento da infertilidade conjugal que abrange a manipulação em laboratório de pelo menos um dos gametas: espermatozóides (masculino) ou óvulos (feminino). As técnicas amplamente empregadas são a inseminação intra-uterina (IIU), a fertilização in vitro (FIV) e a injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI). Estes processos podem ser desempenhados com os gametas do casal ou, em casos de esterilidade ou de transmissão de doenças dominantes, pode-se empregar espermatozóides de banco de sêmen ou óvulos doados.

2) Diferencie inseminação artificial homóloga e inseminação artificial heteróloga.

Inseminação Artificial Homóloga: se dá com a utilização do próprio material genético do casal, incidindo na introdução de espermatozóides do esposo de qualquer fração do aparelho genital feminino. Tal processo é feito após preparo laboratorial do sêmen. Pode ter lugar em um ciclo espontâneo ou após estimulação da função ovatoriana com indutores da ovulação.

Inseminação Artificial Heteróloga: o sêmen utilizado é de um terceiro doador, quando o material genético, espermatozóide ou óvulo, tiverem como origem um doador estranho à pessoa a ser fecundada, podendo ser denominado também de doação. Geralmente, indivíduos que buscam optar pela inseminação artificial heteróloga são aqueles que sofrem de esterilidade ou incompatibilidade sanguínea.

3) Qual a diferença entre casais estéreis e casais inférteis?

Casais Estéreis: é a incapacidade de gerar filhos. É uma espécie inalterável e irreversível, ou seja, quando a habilidade natural de gerar filhos é nula (Exemplo: a mulher tem obstrução das duas trompas ou o marido não possui espermatozóides na ejaculação)

Casais Inférteis: é a dificuldade em gerar filhos. O casal têm apenas uma diminuição da chance da gravidez (mulheres com endometriose; homens com diminuição do número dos espermatozóides). Para os casais inférteis existem tratamentos, que é a reprodução assistida, que emprega diversos métodos diferentes para que o casal obtenha a chance de engravidar.

4) Compare os métodos de fertilização in vitro clássica e a técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozóide.

Fertilização In Vitro Clássica: a paciente dar início o tratamento sendo submetida à excitação ovariana, por meio de medicamentos. Quando chagar a hora da remoção dos óvulos, a mulher fica sedada, e por meio de uma agulha o médico extrai os óvulos da mulher. Assim que extraídos, os óvulos vão para o procedimento de fecundação com o espermatozóide. No laboratório, esses óvulos são depositados em um mesmo recipiente para que aconteça a aproximação dos espermatozóides aos óvulos. Passados cerca de cinco dias da fecundação, os embriões são colocados na mulher e, depois de 14 dias, ela realiza exames para saber se engravidou.

Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóide: começa com a excitação ovariana, depois a fecundação entre os óvulos e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com