TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologos

Dissertações: Biologos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  339 Visualizações

AULA PRÁTICA - AVALIAÇÃO DOS REFLEXOS NO HOMEMI. INTRODUÇÃO

Um mecanismo reflexo está constituído por um órgão receptor , um órgão efetor ealgum tipo de rede de comunicação entre ambos. A ação reflexa se inicia por umestímulo de entrada , e tem como resultado uma resposta de saída. O reflexo vai desde asua concepção mais simples (reflexo monossináptico- segmentar ) até os complexosreflexos (polissinápticos supra-segmentares) que envolve a participação dos centrossuperiores.Assim, vamos encontrar no SN um cem número de arcos reflexos Os reflexospodem acontecer desde aqueles envolvidos com o meio externo (vida de relação) quantoreflexos viscerais, envolvendo os órgãos internos e que envolvem o sistema nervosoautônomo. Os reflexos podem ser classificados como reflexos somáticos superficiais eprofundos e reflexos viscerais.

Uma das características do reflexo é sua localização perfeita e sempre uma mesmaresposta para o mesmo estímulo (o reflexo é uma resposta esterotipada).

OS ALUNOS DEVERÃO SE DIVIDIR FORMANDO GRUPOS DE 5 ALUNOS E CADA GRUPODEVERÁ REALIZAR AS MANOBRAS SUGERIDAS SEGUNDO O ROTEIRO APRESENTADO.SERÃO AVALIADOS OS REFLEXOS INVOLUNTÁRIOS PROFUNDOS ( TENDINOPERIÓSTICOS)E SUPERFICIAIS (MUCOSOCUTÂNEOS). OS REFLEXOS SUPERFICIAS SÃO MAIS COMPLEXOS DOQUE OS REFLEXOS PROFUNDOS. A INTENSIDADE DOS REFLEXOS VARIA DE UM INDIVÍDUO PARAOUTRO, HAVENDO CASOS DE HIPO OU HIPERREFLEXIA.

ATENÇÃO: IMPORTANTE LEMBRAR QUE A INTENSIDADE DA RESPOSTA VARIA DE UMAPESOA PARA OUTRA E QUE SEMPRE DEVEMOS ATENTAR PARA SIMETRIA.VAMOS AVALIAR OS REFLEXOS MAIS COMUNS DA PRÁTICA MÉDICA.

1. AVALIAR TEMPO DE REAÇÃO:REGISTRE NA TABELA OSRESULTADOS OBSERVADOS

E

SCOLA DE MEDICINA

Departamento de Ciências Fisiológicas

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com