TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista Com Biologo Na Area De Imunomodulação E Protozoologia Do Instituto Oswaldo Cruz- FIOCRUZ,

Trabalho Universitário: Entrevista Com Biologo Na Area De Imunomodulação E Protozoologia Do Instituto Oswaldo Cruz- FIOCRUZ,. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 4

Entrevista:

1. Há quanto tempo você atua como bióloga?

Como profissional desde 2002. Entretanto, desde 1991 venho atuando nesta área como bolsista.

2. Como foi a sua formação acadêmica? Fez Licenciatura ou Bacharelado? Especialização, Mestrado ou Doutorado?

Fiz Licenciatura em Ciências Biológicas. A seguir, mestrado em Ciências e, finalmente, doutorado em Biologia Parasitária.

3. Qual a sua área de atuação?

Trabalho na área de Protozoologia, mais precisamente em imunopatologia e diagnóstico das leishmanioses, doença de Chagas e toxoplasmose.

4. O que você faz em seu ambiente de trabalho? Qual é a rotina de trabalho do laboratório?

Não tenho uma rotina de trabalho estabelecida. Minha atuação no laboratório é muito diversificada. Desenvolvo trabalhos de pesquisa em alguns momentos, estou no laboratório realizando um experimento e também desenvolvo trabalhos de pesquisa em campo (nas áreas endêmicas para as doenças que pesquiso). Também atuo dando pareceres em projetos de pesquisa (para a Fiocruz e outras instituições do Brasil); oriento alunos; participo de bancas de defesas de monografias, dissertações de mestrado, teses de doutorado, especializações e qualificação; escrevo trabalhos científicos; sou gestora de qualidade do lab.; interlocutora de biossegurança; dou aula em disciplinas dos cursos técnicos e de pós-graduações da Fiocruz; etc.

5. Você utiliza o seu CRBio na sua atuação profissional? Em que momento?

Sim. Desde que me tornei funcionária da Fiocruz.

6. Quais são os EPI’s e EPC’s que você utiliza em seu trabalho?

EPIs: Máscaras e óculos de segurança; proteção facial; Luvas de procedimentos; luvas de criogência; luva nitrílica; jalecos descartáveis; toucas; perneiras e botas para o trabalho de campo.

EPCs: Cabine de segurança biológica; lava olhos; extintores; sinalização apropriada; chuveiro de emergência;descarte para perfuro cortantes; capela de exaustão química; autoclaves; fornos; Anteparo para microscópio de imunofluorescência; óculos para UV; pipetadores automáticos; armário para inflamáveis;

7. Quais são as outras medidas de Biossegurança que você costuma tomar em seu trabalho?

Vários cuidados em relação às boas práticas de laboratório. Dentre elas: usar sapatos fechados, não recapear agulhas; não utilizar adereços ou maquiagem no lab.; usar cabelo preso; não centrifugar com a tampa aberta; Vacinação adequada; manter o local de trabalho organizado; não permitir a entrada de pessoas não relacionadas ao trabalho; não comer beber ou fumar no lab., lavar as mãos antes e após a utilização de luvas; não roer unhas, colocar lápis ou caneta na boca; não utilizar telefone dentro do lab.; evitar tocar superfícies com luvas; não estocar comidas bebidas ou objeto pessoais no lab.; treinamento em biossegurança do pessoal; evitamos trabalhar sozinhos dentro do lab.; etc.

8. Qual a sua opinião sobre a pesquisa com células tronco?

A importância das pesquisas com células-tronco embrionárias é evidente. Cientistas no mundo inteiro já desenvolvem há anos pesquisas sobre as propriedades biológicas e terapêuticas das células-tronco embrionárias. Acredito que pesquisas com células troncos poderão trazer grandes benefícios para a população mundial na área de saúde.

9. Você acha ético o congelamento de embriões? Por quê?

Sim. Concordo que o início do desenvolvimento embrionário ocorre com a fecundação. Junto com esse fenômeno um novo genoma. Mas, essa célula ovo, está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com