TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioma Em Que Reside

Artigo: Bioma Em Que Reside. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO.................................................................................................8

REFERÊNCIAS.................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo falar sobre o meio ambiente e a atuação do homem sobre o meio em que vive.

Visa refletir brevemente a situação em que se encontra o Bioma Mata Atlântica e citar projetos de conscientização.

Mostra informações da cidade de Londrina PR e como é atuação do município na preservação dos fragmentos de Mata Atlântica que possuem.

2 DESENVOLVIMENTO

O meio ambiente é um assunto que está cada vez mais presente no cotidiano atual e se tornando tema de discussões, o enfoque dado tem o intuito das pessoas terem mais informações e consciência sobre a questão ambiental.

O município de Londrina está localizado no Estado do Paraná, segundo os dados do (IBGE/2013) tem uma população estimada em 537.566 habitantes, tem seu território no bioma Mata Atlântica.

A Mata Atlântica cobre 17 Estados brasileiros, esse bioma é constituído de uma variedade de formações, possui uma vasta presença de árvores de médio e grande porte onde forma a floresta e tem a presença de uma rica biodiversidade em espécie vegetal e animal.

Atualmente mais de 62% da população brasileira, ou seja, com base no Censo Populacional 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 118 milhões de habitantes em 3.284 municípios, que correspondem a 59% dos existentes no Brasil. Destes, 2.481 municípios possuem a totalidade dos seus territórios no bioma e mais 803 municípios estão parcialmente inclusos, conforme dados extraídos da malha municipal do IBGE (2010).

Essa população brasileira depende da preservação dos remanescentes, os quais mantêm nascentes e fontes, regulando o fluxo dos mananciais d´água que abastecem as cidades e comunidades do interior, ajudam a regular o clima, a temperatura, a umidade, as chuvas, asseguram a fertilidade do solo e protegem escarpas e encostas de morros.

A Mata Atlântica é considerada a segunda maior floresta brasileira, porém a mais ameaça, a floresta sofre diversas pressões, várias espécies de vegetações e animais estão em extinção, esse longo processo de devastação que o homem faz sobre a natureza é o que contribui para os problemas ambientais.

Porém apesar do intenso desmatamento e fragmentação, a Mata Atlântica, juntamente com seus ecossistemas associados, ainda é extremamente rica em biodiversidade, abrigando uma proporção elevada das espécies brasileiras, com altos níveis de endemismo. Estima-se que existam cerca de 250 espécies de mamíferos (55 endêmicas), 340 de anfíbios (90 endêmicas), 1.023 de aves (188 endêmicas), e cerca de 20.000 espécies de árvores, metade das quais são endêmicas. Mais de dois terços das espécies de primatas também são endêmicos (CEPF, 2001).

No município de londrina estão inseridos em um fragmento da Mata Atlântica quatro parques.

Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda, área total abrange 51,28 ha, foram encontrados 32 espécies de répteis, 12 espécies de mamíferos, a cobertura vegetal é composta principalmente por matas nativas.

Parque Estadual Mata dos Godoy, área de 675,70 ha de floresta subtropical, abrigam 180 espécies de aves silvestres, entre outros importantes representantes da fauna, aproximadamente 200 espécies de árvores sendo considerada uma das principais áreas de preservação.

Mata do Barão, fragmentos de florestais nativos, é considerada muito importante para região, pois protege 1.165,85 hectares de florestas nativas, são encontradas diversas espécies de vegetais e animais, é uma área que foi degradada de forma indevida, hoje está sendo promovida a restauração.

Parque Arthur Thomas, foi doado pela Copel à prefeitura de Londrina 85,47 ha o parque possui várias espécies de vegetais nativas, entre diversidade de espécies animais.

Todos os parques estão sob Unidades de Conservação, que são espaços legalmente instituídos pelo Poder Público, tem o objetivo de conservar os recursos naturais e tem propostas para diminuir a degradação dos ecossistemas.

Dessa forma, mantêm a diversidade biológica, garantem a existência das espécies que estão ameaçadas, preservaram e criam medidas para restaurar a diversidade de ecossistemas naturais, incentivam a pesquisa científica e promovem o desenvolvimento sustentável através do desenvolvimento regional, favorecem condições para educação e para turismos ecológicos.

Londrina possui um projeto conhecido como “ONG MAE” os integrantes atuam em convênios com universidades públicas e privadas do município, órgãos de meio ambiente e população, em iniciativas conjuntas ou próprias em projetos de educação e recuperação.

Outro projeto que está em prol à restauração desse importante bioma é “A Mata Atlântica é aqui – exposição itinerante do cidadão atuante”, que passa por várias cidades integrantes do bioma Mata Atlântica, conscientizando a importância do ecossistema, fornece aos visitantes, atividades interativas de educação ambiental, exposições e oficinas com materiais recicláveis, maquetes interativas etc.

O projeto já passou pelo município de Londrina no parque Arthur Thomas, com objetivo de ensinar a importância da Mata Atlântica e como devemos preserva-la para que possamos ter uma melhor qualidade de vida.

Mata Atlântica tinha uma área de área equivalente a 1.315.460 km2 hoje, com o mapeamento de toda a área de aplicação da Lei da Mata Atlântica, o que resta do bioma original é 8,5% segundo os dados divulgados pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE),

“O potencial econômico e social que ainda se tem para descobrir da biodiversidade mundial é imensurável, contudo, não se sabe se a forma predatória como se tem utilizado o meio ambiente permitirá que o homem desvende a tempo tantas riquezas naturais.” (KAMILA, ABREU).

Os problemas ambientais têm aumentado muito, pois a ganância do ser humano tem levado a um grave problema da humanidade, estão se esgotando os recursos naturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com