TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biomecânica

Dissertações: Biomecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  655 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO

Em duplas, ler o capítulo 4 (Biomecânica dos tendões e ligamentos) do livro Biomecânica Básica do Sistema Musculoesquelético de Nordin e Frankel (2004) e responder as questões abaixo:

1. Qual a função dos ligamentos e tendões?

2. Qual a principal proteína que compõe os tendões e ligamentos?

3. Por que a análise do comportamento mecânico dos tendões e ligamentos é importante?

4. Explique a curva de carga-alongamento (ou estresse-deformação) de tendões e ligamentos das extremidades de nosso corpo.

5. A viscoelasticidade dos ligamentos e tendões pode ser demonstrada por dois testes padrões. Quais são estes testes? Explique-os.

6. Cite duas aplicações clínicas da aplicação de uma carga baixa e constante nos tecidos moles por tempo prolongado, em que ocorre o fenômeno de acomodação.

7. Lesões de ligamentos são categorizadas clinicamente de três modos de acordo com o grau de severidade. Explique cada uma destas três categorias.

8. Quais os fatores que afetam as propriedades biomecânicas dos tendões e ligamentos?

Respostas:

1- A função dos ligamentos é aumentar a estabilidade mecânica das juntas, guiar movimento da junta e prevenir movimentos excessivos. Já a função dos tendões é atar músculo ao osso, permitindo o movimento da junta ou a manutenção da postura do corpo.

2- A principal proteína que compõem tendões e ligamentos é o colágeno.

3-

4-Na curva de carga-alongamento, o tecido é alongado até se romper, e a força resultante é marcada. A curva resultante de carga-alongamento tem várias regiões que caracterizam o comportamento do tecido. A primeira região da curva de carga-alongamento é chamada a região de “dedo do pé”. Nessa região, o tecido é alongado facilmente, sem muita força e as fibras de colágeno se tornam retas e perdem a aparência ondulada à medida que a carga progride.

A medida que a carga continua, a rigidez do tecido aumenta e progressivamente maior força é exigida para produzir quantidades equivalentes de alongamento. O alongamento é frequentemente expressado como deformação, que é a deformação do tecido calculada como uma porcentagem do comprimento original do espécime. Se as deformações são aumentadas, uma região linear acompanhará a região dos artelhos.

Seguindo a região linear, a curva de estresse-deformação pode terminar abruptamente. Onde a curva nivela fora do eixo de deformação, o valor de carga é designado como P. O ponto ao qual este valor é alcançado é o ponto limite para o tecido. A captação de energia P é representada pela área sob a curva até o fim da região linear.

5- Os dois testes são o teste de estresse-relaxamento e o de acomodação. No teste de estresse-relaxamento a carga é detida seguramente abaixo da região linear da curva de estresse-deformação e a deformação é mantida constante por um período estendido. A deformação diminui rapidamente no principio e depois mais lentamente. Quando o teste de estresse-relaxamento é repetido clinicamente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com