TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biossegurança Em Microbiologia

Exames: Biossegurança Em Microbiologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/1/2015  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 5

A Biossegurança é uma medida surgida no século XX, voltada para o controle e a minimização de riscos advindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou quando aplicadas ao meio ambiente. A Biossegurança é regulada em vários países no mundo por um conjunto de leis, procedimentos ou diretivas específicas, agora e esperar que sejam cumpridas essas normas.

Os laboratórios de microbiologia são ambientes em que as atividades integradas, exigem a convivência de pessoas, agentes, amostras biológicas, equipamentos, reagentes e resíduos num mesmo espaço, sendo inevitável a exposição das pessoas aos diferentes riscos, tais como agentes químicos, físicos, biológicos e ergonômicos, sendo os riscos biológicos um dos principais geradores de periculosidade. As atividades realizadas nesses laboratórios necessitam empregar as normas de segurança, pois uma vez que o fator humano é susceptível aos acidentes, as práticas de biossegurança são indispensáveis.

A biossegurança é definida como o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, à preservação do meio ambiente e à qualidade dos resultados.

Cada laboratório deve desenvolver ou adotar um manual de biossegurança ou de operações que identifique os riscos que podem ser encontrados e que especifique as práticas e os procedimentos específicos para minimizar ou eliminar as exposições aos perigos. Os funcionários devem receber informações sobre os riscos, ler e seguir todas as praticas e os procedimentos solicitados.

A fonte de exposição está relacionada a procedimentos com risco de ingestão, de inoculação, de contaminação da pele e/ou mucosas e de inalação de aerossóis. Numerosos procedimentos em laboratórios geram aerossóis que podem causar infecções quando inalados.

A biossegurança em laboratórios de análises clínicas é uma responsabilidade individual, sendo que seus gestores devem garantir um local seguro para o exercício de todas as atividades, uma vez que o problema não está nas tecnologias disponíveis para eliminar e minimizar os riscos e sim, no comportamento inadequado dos profissionais.

Equipamentos de segurança

São considerados como barreiras primárias de contenção e, juntamente com as boas práticas em laboratório, visam à proteção dos indivíduos e dos próprios laboratórios, sendo classificados como equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC).

EPI e EPC correspondem a todo dispositivo ou produto, de uso individual/coletivo utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. (NR6 – Legislação MTE).

Os equipamentos de proteção individual (EPI) compreendem as luvas, aventais, gorros, jalecos, botas, respiradores, escudo ou protetor facial, máscaras faciais, óculos de proteção, entre outros. Os equipamentos de proteção coletiva (EPC) são capelas, cabines e chuveiros.

Níveis de Biossegurança:

Os quatro níveis de biossegurança (NB) consistem em combinações de praticas e técnicas de laboratório, equipamentos de segurança e instalações do laboratório. Cada combinação é especificamente adequada para operações realizadas, vias de transmissões documentadas ou suspeitas de agentes infecciosos e funcionamento ou atividade do laboratório. Os níveis de biossegurança recomendados para os organismos representam as condições nas quais o agente pode ser manuseado com segurança.

Nível de Biossegurança 1:

As praticas, os equipamentos de segurança e o projeto das instalações são apropriados para o treinamento educacional secundário ou para o treinamento de técnicos e de professores de técnicas laboratoriais. Esse conjunto também é utilizado em outros laboratórios onde é realizado o trabalho com cepas definidas e caracterizadas de microorganismos viáveis, conhecidos por não causarem doenças em homens adultos e sadios.

Nível de Biossegurança 2:

As praticas, os equipamentos, a planta e a construção das instalações são aplicáveis aos laboratórios clínicos, de diagnostico, laboratorios-escola e outros laboratórios nativos de risco moderado, presentes na comunidade e que estejam associados a uma patologia humana de gravidade variável. Com boas técnicas de microbiologia, esses agentes podem ser usados de maneira segura em atividades conduzidas sobre uma bancada aberta, uma vez que o potencial para a produção de borrifos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com