TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bipolaridade

Projeto de pesquisa: Bipolaridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  5.492 Palavras (22 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 22

RESUMO

Este trabalho é sobre a doença do Transtorno Afetivo Bipolar, uma doença que passou a atingir boa parte da população de uns tempos para cá. Por ser uma doença que geralmente começa na fase da adolescência, aonde os primeiros sinais aparecem, decidimos que o nosso foco seriam os adolescentes bipolares. Tentaremos mostrar o porquê de essa doença aparecer nessa fase da vida. E até mesmo, em muito dos casos, passarem despercebida pelos familiares ou amigos mais próximos, já que é uma característica da adolescência ser inconstante e ter mudanças de humor. Queremos mostrar que o Transtorno bipolar é uma doença séria como qualquer outra. Além do trabalho, criamos um Tumblr, o qual também pode ser chamado de blog. Nesse blog contém curiosidades como vídeos, imagens e depoimentos de portadores da doença.

3

INTRODUÇÃO

Este trabalho relatará os problemas, as manias, os tratamentos e as diferentes fases do Transtorno Afetivo Bipolar, mais conhecido como Bipolaridade. Enfatizaremos esse trabalho na fase da adolescência, onde ocorrem maiores conflitos com nós mesmos. A emoção – o qual é um sentimento extremamente presente na adolescência - é a base do processo psicológico desse transtorno. O objetivo, porém, não é querer dar algum tratamento para essa fase que todos nós passamos, e sim mostrar o por que pode aparecer o Transtorno Afetivo Bipolar nesse momento da vida para posteriormente qualquer pessoa conseguir entender melhor essa patologia.

4

Definição

O transtorno afetivo bipolar era denominado até bem pouco tempo de psicose maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado principalmente porque este transtorno não apresenta necessariamente sintomas psicóticos, na verdade, na maioria das vezes esses sintomas não aparecem. Os transtornos afetivos não estão com sua classificação terminada. Provavelmente nos próximos anos surgirão novos subtipos de transtornos afetivos, melhorando a precisão dos diagnósticos. Por enquanto basta-nos compreender o que vem a ser o transtorno bipolar. Com a mudança de nome esse transtorno deixou de ser considerada uma perturbação psicótica para ser considerado uma perturbação afetiva.

A alternância de estados depressivos com maníacos é a tônica dessa patologia. Muitas vezes o diagnóstico correto só será feito depois de muitos anos. Uma pessoa que tenha uma fase depressiva receba o diagnóstico de depressão e dez anos depois apresente um episódio maníaco tem na verdade o transtorno bipolar, mas até que a mania surgisse não era possível conhecer diagnóstico verdadeiro. O termo mania é popularmente entendido como tendência a fazer várias vezes a mesma coisa. Mania em psiquiatria significa um estado exaltado de humor que será descrito mais detalhadamente adiante.

A depressão do transtorno bipolar é igual a depressão recorrente que só se apresenta como depressão, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.

O transtorno bipolar (TBP) é uma condição psiquiátrica relativamente freqüente, com prevalência na população entre 1% e 2%. É caracterizado por episódios de alteração do humor de difícil controle  depressão ou mania (bipolar I) ou depressão e hipomania (bipolar II). Os sintomas podem aparecer em qualquer idade, sendo mais comum o surgimento entre o início da segunda e meio da terceira década de vida. A etiologia da doença ainda não é conhecida, mas muitos estudos apontam para a existência de disfunções complexas, incluindo alterações nos receptores e nos pós-receptores de neurotransmissores. (Alda, Martin Rev. Bras. Psiquiatr. 21: 14-17, TAB. 1999 Oct.)

5

Sabe-se que os transtornos bipolares estão associados a algumas alterações funcionais

do cérebro, que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções, motivação e recompensas. É o caso do lobo pré-frontal e da amígdala, uma estrutura central que possibilita o reconhecimento das expressões fisionômicas e das tonalidades da voz. Junto dela, está o hipocampo que é de vital importância para a memória. A proximidade dessas duas áreas explica por que não se perdem as lembranças de grande conteúdo emocional. Por isso, jamais nos esquecemos de acontecimentos que marcaram nossas vidas, como o dia do casamento, do nascimento dos filhos ou do lugar onde estávamos quando o Brasil ganhou o campeonato mundial de futebol.

Outro componente envolvido com os transtornos bipolares é a produção de serotonina no tronco-cerebral (o cérebro arcaico), uma substância imprescindível para o funcionamento harmonioso do cérebro.

6

Tipos de Bipolaridade

Aceita-se a divisão do transtorno afetivo bipolar em dois tipos: o tipo I e o tipo II. O tipo I é a forma clássica em que o paciente apresenta os episódios de mania alternados com os depressivos. As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Na prática observa-se muito mais uma tendência dos pacientes a fazerem várias crises de um tipo e poucas do outro, há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e há deprimidos que só tiveram uma fase maníaca enquanto as depressivas foram numerosas. O tipo II caracteriza-se por não apresentar episódios de mania, mas de hipomania com depressão.

O transtorno bipolar I é considerado o “clássico”. Os pacientes sofrem um ou mais episódios maníacos com duração de pelo menos uma semana, e quase sempre um ou mais episódios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com