TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Botânica

Exames: Botânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  4.541 Visualizações

Página 1 de 5

1. Defina dormência e cite as partes do vegetal em que ela se manifesta.

Resposta: A dormência se define como a ausência de germinação de sementes viáveis mesmo em condições ambientais favoráveis para germinarem. A dormência se manifesta na sementes, podendo ocorrer também em gemas nas partes aéreas e em órgãos subterrâneos.

2. Descreva de forma sucinta como as gemas vegetativas entram em dormência.

Resposta: A gemas vegetativas entram em estado de dormência para evitar que seus tecidos vulneráveis sejam danificados em ambientes de baixa tempetarura ou períodos secos . A dormência ocorre pela presença de uma estrutura que produz escamas curtas que permanecem compactadas. Quando é produzido um número necessário de escamas ocorre a produção de primórdios de folhas ou de flores que ficam no interior da gema como órgãos em miniatura. Quando as condições ambientais forem favoráveis para o seu crescimento os primórdios emergirão.

3. Explique como, no cerrado, as gramíneas resistem à seca severa e ao fogo Resposta: As comunidades das gramíneas apresentam estruturas gemínerferas como bulbos, bulbos sólidos e xilapódios. Quando estruturas jovens acima do solo são expostas a seca e fogo podem ser destruídas facilmente, enquanto as estruturas geminíferas contêm reservas armazenadas se mantêm em estado de dormência e podem recolonizar a região quando as condições forem adequadas.

4. Descreva e esquematize a estrutura de uma semente de monocotiledônea e de

dicotiledônea

Resposta: A semente de monocotiledônea apresenta um único cotilédone que é modificado e constitui o esculeto, a parte basal possui forma alongada para formar o coleóptilo, o cotilédone ainda armazena substâncias nutritivas que são utilizadas para a alimentação da planta durante a germinação, Já a semente de dicotiledônea apresenta dois cotíledones em posição lateral onde é possível observar o eixo embrionário que é formado pela radícula, hipocólito e plúmula.

5. Descreva os dois tipos de dormência de sementes.

Resposta: O primeiro tipo de dormência é a imposta pelo tegumento ou por outros tecidos que envolvem a semente na qual impedem a germinação da mesma. Ocorre por alguns mecâniscmos como por exemplo, o impedimento da absorção de água, interferência das trocas gasosas, dureza mecânica, retenção e produção de inibidores. E a germinação só ocorre quando esses tegumentos e tecidos que o circundam sejam retirados. Já o segundo tipo é a dormência do embrião na qual, provavelmente ocorre devido a presença de inibidores (ABA) e a asusência de promotores (giberelinas).

6. Defina dormência primária e dormência secundária.

Resposta: Na dormência primária as sementes que são liberadas da planta já se encontram em estado dormente. Na dormência secundária as sementes que são liberadas não estão dormentes, porém quando expostas as condições ambientais desfavoráveis para sua germinação acabam por entrar em estado de dormência.

7. Defina germinação e faça a distinção entre uma semente quiescente e uma semente dormente. Diga por que a maioria das plantas cultivadas não estão aptas a sobreviver na natureza?

Resposta: Germinação é o processo de retomada do crescimento do embrião da semente madura. A semente quioscente é a semente que inicia e conclui o processo germinativo quando não existe insuficiência de fatores ambientais e não há presença de elementos tóxicos. Já a semente dormente não germina mesmo em condições favoráveis, apresentam um "bloqueio" na própria semente ou no aparelho de disperção na qual deve ser superada a fim de que ocorra o processo germinativo. A maioria das plantas cultivadas só germinam através do plantio e irrigação, o que as tornam vulneráveis as condições ambientais extremas não permitindo que estas germinem na natureza.

8. Conceitue e dê exemplos de germinação epígea e hipógea. Esquematize a estrutura deuma plântula de milho e uma de feijão.

Resposta: Na germinação epígea os cotilédones ou o endosperma ficam acima do solo e podem se tornar verdes e fotossintetizantes como por exemplo, o feijão, mamona e cebola. Já a germinação hipógea os cotilédones ou o grão permancem sob o solo e não se tornam fotossintetizantes, como por exemplo, o milho, seringueira e sorgo).

9. Qual a influência da temperatura, do oxigênio e da luz sobre a germinação de sementes?

Resposta: Para cada espécie a temperatura pode variar para que ocorra uma ótima germinação. Essas variações geralmente estão em muitas vezes relacionadas com o clima da região de origem do vegetal, sendo que, na maioria das vezes temperaturas extretamente altas ou baixas podem inibir a germinação. Já o oxigênio atua no processo de germinação quando se encontra em elevada concentração na atmosfera (normalmente 21%). Então quando ocorre a diminuição da concentração do oxigênio pode haver a inibição da germinação da semente, levando em consideração que as concentrações dependem da espécie.

A luz pode influenciar, prejudicar ou não causar nenhuma interferência na germinação das sementes. Quando o processo de germinação é estimulado pela luz passam a serem conhecidas como fotoblásticas positivas. Quando a luz não permite a germinação da semente ficam conhecidas como fotoblásticas negativas. Já as sementes que germinam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com