TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CELULAS TRONCO

Dissertações: CELULAS TRONCO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 5

O tratamento promissor do século XXI

A ciência vem evoluindo muito com a passagem do tempo, cada vez mais são descobertas novas informações que podem solucionar problemas presentes na sociedade há anos. No século XXI o tema mais discutido e proposto como solução de muitas patologias por cientistas é o uso de células-tronco, mas esse tipo de pesquisa vem sendo muito questionado, existem muitas pessoas contra, muitas a favor e a maioria não sabe do que se trata exatamente.

Através dos meios de comunicação, as pessoas escutam falar sobre esta discussão entre cientistas, membros de igrejas e representantes da ética e da lei, algumas se posicionam, mesmo desconhecendo o assunto, outras procuram entender do que se trata, se fazendo perguntas do tipo, o que são células-tronco? Como são feitas estas pesquisas? Porque este assunto é tão polêmico?

A fecundação de um óvulo por um espermatozoide dá origem a um zigoto, esse zigoto sofre mitose formando o blastócito (conjunto de células) e essas células, originadas da mitose são chamadas células-tronco embrionárias. As células-tronco embrionárias possuem duas classificações as pluripotentes encontradas por volta do quinto dia da fecundação que são capazes de se diferenciar em qualquer tecido do corpo e as totipontentes encontradas por volta do terceiro ou quarto dia de fecundação, essas são capazes de se diferenciar em qualquer tecido, incluindo placenta, anexos e até originar um novo indivíduo.

Portanto as células-tronco são células simples que são capazes de se diferenciar em qualquer tipo de célula para formar ou regenerar qualquer tecido, pois nelas existem informações suficientes para que possam se especificar nos diversos tecidos através da diferenciação que sofre por divisões.

Essas divisões em que ocorre diferenciação celular são chamadas de mitoses assimétricas, neste processo a célula mãe origina uma célula que se diferencia e outra que mantém as suas características, essa manutenção é o que permite um organismo adulto manter células-tronco.

Por isso, existem as células-tronco embrionárias e as adultas, e é a partir daí que começa a discursão. As células-tronco adultas são obtidas na medula óssea, em dentes-de-leite, fígado, cordões umbilicais, dentre outros tecidos, mas para a obtenção de células-tronco embrionárias é preciso haver a destruição de embriões, e para muitos o embrião é considerado uma vida em formação.

A maioria dos cientistas defende o uso de células-tronco embrionárias, pois as células-tronco adultas tem capacidade limitada de diferenciação, além disso, segundo a Lei de Biossegurança aprovada em 2005 pelo Congresso Nacional seria permitida a obtenção de células-tronco embrionárias, se os pais autorizassem que os embriões que seriam descartados em clínicas de fertilização in vitro, sejam usados para esse fim, mas isso só depois que os embriões permanecessem congelados por três anos ou até ficarem inviáveis, mas os membros de igrejas não consideram isso viável, pois para eles essas ações e esse tipo de pesquisa para possíveis tratamentos ocasionaria a interrupção de uma vida.

Mesmo com autorização os cientistas devem ser cautelosos, não ceder à tentação da mídia, do reconhecimento e dos lucros que tais descobertas podem gerar, eles devem procurar parâmetros para não cometer exageros e nem ter medo de avançar, e isso não é difícil, pois existe uma referência universal de ética formulada nos tempos de Hipócrates antes de Cristo.

Existem países que autorizam e investem nos estudos com células-tronco, mas com restrições devido à polêmica em torno deste assunto. Nestes as principais áreas para o aproveitamento deste tratamento celular que estão em período experimental são a neoangiogênese, a cardiologia, a neurologia, a ortopedia e a endocrinologia. Por exemplo, nos Estados Unidos (principal investidor nos estudos com células-tronco) camundongos obesos através de experimentos neurológicos perderam cerca de 30% do seu peso corpóreo.

Diante desta restrição, alguns pesquisadores vêm tentando encontrar outras maneiras de se obter células-tronco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com