TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COSMÉTICOS DECORATIVOS

Projeto de pesquisa: COSMÉTICOS DECORATIVOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  1.201 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE COSMETOLOGIA

COSMÉTICOS DECORATIVOS

1. Introdução

Surgimento

Os primeiros registros da utilização de cosméticos foi no Egito antigo. Os faraós pintavam os olhos para que evitasse que as pessoas olhassem-no diretamente, pois era um símbolo político de respeito.

Cleópatra representou bem o ideal de beleza daqueles tempos, maquiando seus olhos com pó de khol (pigmento preto).

Definição

A palavra cosmético vem do grego “kosmetikós”, que significa “o que serve para ornamentar”. Os cosméticos decorativos tem a finalidade de acentuar temporariamente a beleza, mascarar ou corrigir diversas imperfeições.

2. Tipos de cosméticos decorativos

Base maquiladora

É um produto destinado a realçar o rosto, de forma a unificar e modificar o tom de pele, esconder imperfeições cutâneas e acentuar as saliências do rosto. É importante que a escolha da base se aproxime o máximo ao tom natural da pele do indivíduo e deve ser não comedogênica (não obstruir os poros).

Base líquida: permite uma maquiagem leve.

Base cremosa: possui maior poder de cobertura do que as líquidas.

Pó facial

É um produto usado para disfarçar imperfeições, alterar temporariamente a tonalidade da pele e servir de fixador após a aplicação da base.

Pó livre (solto): é aplicado após a aplicação da base e serve para fixá-la, equilibrando o tom desejado e matificando a pele.

Pó compacto: é aplicado, geralmente, para disfarçar as imperfeições cutâneas pois possui maior poder de aderência à pele e para retocar a maquilhagem durante o dia.

Blush

Produto aplicado nas maças do rosto, com o objetivo de as salientar. Devem ser não comedogênicos, anti alérgicos e devem apresentar segurança dermatológica. A escolha da cor do blush deve ser feita forma a se equilibrar com o tom natural da pele.

Sombra

É usada para conferir cor às pálpebras e sob as sobrancelhas, podendo harmonizar e corrigir o tamanho e a forma dos olhos. Possuem grande quantidade de pigmento, devem conter substâncias rigorosamente selecionadas a fim de evitar qualquer irritação ou alergias.

Sombra líquida: são emulsões não oleosas com pigmentos.

Sombra em pó compacto: são a forma mais utilizadas, são constituídas por pós muito pigmentados e aglomerados.

Sombra cremosa: são de fácil aplicação e podem ser resistentes a água devido a existência de silicones na formulação.

Delineador

É usado para delinear principalmente a pálpebra superior, permite intensificar a maquiagem, corrigir, modificar a forma dos olhos e realçar o olhar.

Delineador líquido: não deve ser oleoso.

Delineador compacto: é a base de pó compacto e pigmento.

Delineador em gel: seca mais rápido.

Lápis de maquilhagem

São constituídos à base de ceras, parafinas e pigmentos, protegidos por uma cobertura de madeira. Não devem ter uma consistência nem muito dura nem muito mole, nem facilmente quebradiços devendo permitir uma aplicação suave.

Lápis para olhos: pode ser usado como delineador de pálpebras superior, inferior do olho, realçando o olhar.

Lápis para sobrancelhas: permite realçar e aperfeiçoar seu formato, são os de consistência mais dura.

Lápis para contorno dos lábios: são usados para uma melhor aplicação e fixação do batom.

Máscara para pestanas (rímel)

Produto aplicado nos cílios, tendo a função de escurecê-los, torná-los mais longos e mais curvos, realçando o olhar. Podendo ser transparente ou apresentando diversas cores, azuis, verdes, castanhos, cinzentos, pretos. Devem ser seguros dermatologicamente e oftalmologicamente.

Antiolheira (corretivo)

Tem como objetivo camuflar as olheiras.

Batom

Usado para dar cor aos lábios, com ou sem brilho. Realça a boca e é disponível em várias cores e modelos, adequando-se a diversos gostos.

3. Cosmético Decorativo Infantil

O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de cosméticos infantis. Isso se deve pelo fato do interesse crescente dos pequeninos principalmente das meninas em fazer uso dos cosméticos de suas mães. O uso de produtos cosméticos para adultos em peles infantis se torna uma medida de alto risco, pois são agressivos, aumentando bastante o risco de alergias. Pois a pele infantil é facilmente irritável e sensível devido respectivamente ao fato da grande imaturidade das estruturas que a constitui, fazendo com que ela seja facilmente permeável. Tendo sua epiderme e derme mais finas (a principal função da pele é a de proteção, ela age como barreira a agentes externos, prevenindo a desidratação, dificultando a intoxicação bloqueando a absorção de produtos tóxicos; a maior barreira se encontra no extrato córneo, por ser a primeira camada da epiderme), fazendo com que as substâncias químicas presentes nos cosméticos sejam absorvidas com maior intensidade. Através de tal absorção há o desencadeamento de alergias, dermatites e hipersensibilidades.

Em 2001 através da RDC 38 a ANVISA regulamenta como produtos de grau 2, todos os produtos cosméticos infantis. Ex: batons, brilhos labiais, rouge, esmaltes, entre outros.

Alguns produtos são dermatologicamente testados ou hipoalergênicos. Isto significa que foram testados sob o controle de médicos dermatologistas, o que reduz o risco de surgimento de alergia. Entre os testes realizados estão o de Toxicidade da mucosa oral, que garante que o produto não é tóxico caso ocorra a ingestão equivocada pelas crianças. É importante que seja usado produtos direcionados para cada faixa etária e ler sempre as recomendações do fabricante antes de utilizá-los, pois alguns produtos disponíveis no mercado, apesar de serem claramente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com