TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia Alimentar

Ensaios: Cadeia Alimentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 5

1º bimestre

Cadeia alimentar

A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores

Níveis tróficos

O primeiro nível trófico é constituído pelos seres autotróficos, também conhecidos por produtores, capazes de sintetizar matéria orgânica a partir de substâncias minerais e fixar a energia luminosa sob forma de energia química. Os organismos deste nível são as plantas verdes, as cianófitas ou cianofíceas (algas verde-azuladas ou azuis) e algumas bactérias que, devido à presença de clorofila (pigmento verde), podem realizar a fotossíntese. Estes organismos são também conhecidos por produtores primários.

Ciclos biogeoquímicos

O Ciclo do Carbono

Essencial para a atividade fotossintética dos seres clorofilados e para a manutenção do calor fornecido pelo Sol, o dióxido de carbono (CO2) entra na composição do ar atmosférico na proporção de 0,04%.

A atividade respiratória dos seres vivos e as combustões em geral, lançam anualmente mais de cinco bilhões de toneladas desse gás na atmosfera, provocando poluição.

O Ciclo do Oxigênio

Encontrado no ar numa proporção de 20,94%.

Seu ciclo está intimamente ligado ao ciclo do carbono.

Durante a fotossíntese, os organismos retiram CO2 do ambiente e desprendem oxigênio (O2).

O oxigênio liberado para a atmosfera é proveniente da quebra de moléculas de água durante a fotossíntese. À medida que a atividade fotossintética produz e libera O2 livre, esse gás vai sendo reprocessado na respiração aeróbia, restaurando a água como produto final.

Durante a respiração, os seres aeróbios, consomem O2 e liberam CO2 para o ambiente.

O Ciclo do Nitrogênio

Encontrado no ar atmosférico numa proporção de 78,09%, o nitrogênio (N2) é indispensável à formação dos aminoácidos que constituem as proteínas, porém os organismos superiores não conseguem absorvê-lo diretamente do ar.

As plantas absorvem o nitrogênio do solo na forma de nitratos (NO3).

No solo e nos ecossistemas aquáticos, o nitrogênio é transformado em nitratos pelos organismos fixadores de nitrogênio (cianobactérias), pelas bactérias nitrificantes e pelos decompositores.

Características básicas de um ecossistema

O ecossistema é a unidade principal de estudo da ecologia e pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar,

Ecossistemas aquáticos

Ecossistemas pode ser muito grande ou muito pequeno. Maré, piscinas, o lagoas deixadas pelo oceano como a maré vai, são completos, ecossistemas minúsculos. Piscinas naturais contêm algas marinhas, uma espécie de algas , que utiliza a fotossíntese para criar alimentos. herbívoro s, como abalone comer as algas. Carnívoros como estrelas do mar comem outros animais na piscina maré, como mariscos ou mexilhões s. Maré alta depender do nível de transformação da água do oceano.

Equilíbrio Dinâmico das populações

As populações possuem diversas características próprias, mensuráveis. Cada membro de uma população pode nascer, crescer e morrer, mas somente uma população como um todo possui taxas de natalidade e de crescimento específicas, além de possuir um padrão de dispersão no tempo e no espaço.

O tamanho de uma população pode ser avaliada pela sua densidade

A densidade populacional pode sofrer alterações. Mantendo-se fixa a área de distribuição, a população pode aumentar devido a nascimentos e imigrações. A diminuição da densidade pode ocorrer como consequência de mortes ou de emigrações.

2º bimestre

A interdependência da vida – a intervenção humana e os desequilíbrios ambientais

Densidade e crescimento da população

A Densidade Demográfica é calculada a partir do número de habitantes dividido pela área habitada, O resultado é em quilômetros quadrados. Se analisarmos o crescimento populacional mundial, observa-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com