TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia Alimentar

Artigo: Cadeia Alimentar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Cadeia Alimentar

Todos os organismos necessitam de energia para sobreviver, que é obtida a partir do alimento que extraem do ambiente. Mas, quais funções têm os alimentos que você ingere? Será que eles têm essas mesmas funções para os demais animais? Como a alimentação muda sua relação com os outros seres vivos? E de onde vem o alimento de plantas e micro-organismos?

Sabemos que os organismos, considerando a presença deles em quaisquer ecossistemas, estão constantemente interagindo entre si e com os fatores abióticos, dando origem a uma complexa rede de relações. Cada organismo tem o seu lugar e a sua função nessa rede de relações.

Ainda devemos relembrar que o lugar onde o organismo vive é seu hábitat, e o modo de vida, ou forma de interagir com os demais componentes do ecossistema, constitui o seu nicho ecológico.

Para compreendermos essas relações, necessitamos relembrar os componentes estruturais básicos e intimamente inter-relacionados dos ecossistemas: componentes abióticos e bióticos.

Os componentes abióticos podem ser físicos (radiação solar, temperatura, luz, umidade, vento etc.), químicos (nutrientes presentes nas águas e nos solos, por exemplo) ou geológicos (como o solo). Já os componentes bióticos são os seres vivos e em um ecossistema podem-se reconhecer dois tipos de componentes bióticos:

• Os organismos autótrofos - são aqueles que sintetizam seu próprio alimento a partir de substâncias inorgânicas, como o gás carbônico e a água, e uma fonte de energia, por exemplo, a energia luminosa.

• Os organismos heterótrofos - que não são capazes de sintetizar seu próprio alimento como fazem os autótrofos, dependendo direta ou indiretamente da matéria orgânica sintetizada pelos autótrofos para obter a matéria-prima para seu crescimento, reprodução e reparação de perdas, além da energia necessária para a manutenção de seus processos vitais.

Os organismos autótrofos são chamados produtores. Entre eles, os mais importantes em termos ecológicos são os que realizam a fotossíntese, tornando-se indispensáveis a qualquer comunidade ecológica, já que são os únicos capazes de transformar compostos inorgânicos em compostos orgânicos que servirão de alimento a todos os outros organismos. Neste processo, a energia luminosa do Sol, absorvida pela clorofila, é armazenada nas ligações químicas dos açúcares formados (glicose, C6H12O6); são produzidas também moléculas de oxigênio (O2), que são eliminadas para o ambiente.

Os organismos heterótrofos podem ser classificados como consumidores e decompositores.

Os organismos consumidores alimentam-se de outros organismos ou restos de organismos (detritos). Todos os animais são consumidores. Os animais que se alimentam de produtores são chamados consumidores primários, representados pelos herbívoros (animais que se alimentam de plantas). Os animais que se alimentam de herbívoros são chamados consumidores secundários e os animais que se alimentam de consumidores secundários são chamados consumidores terciários, e assim por diante.

Os decompositores são organismos heterótrofos, representados por algumas espécies de fungos e bactérias, que degradam a matéria orgânica contida em produtores ou em consumidores mortos.

É importante lembrar que em cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com