TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calcaneo Ulcera

Trabalho Escolar: Calcaneo Ulcera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 4

Neste Trabalho iremos abordar o tema “Ulcera por Pressão na Região Calcânea”, e falaremos um pouco sobre: O que é? Como se desenvolve, seu tratamento e a prevenção.

Nos dias de hoje percebemos que a taxa de natalidade vem caindo, e com isso a cada dia estamos aumentando nossa população de idosos, devido a condição física e doenças crônicas, é a faixa etária mais acometida pela Ulcera por pressão, pois esta é uma população que requer cuidados especiais, pois muitos já não se cuidam sozinhos, ou estão hospitalizados, acamados ou internados em casas de repouso, e necessitam de uma assistência especializada, que muitas vezes não é possível de ser oferecida.

A Ulcera por Pressão é uma lesão localizada na pele, tecido, ou estrutura subjacente geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão combinada com fricção e cisalhamento, elas podem se dividir em quatro estágios, os quais serão citados mais adiante.

A Ulcera por Pressão na região do calcâneo é a segunda mais acometida, tendo como complicação o acometimento do tendão calcâneo, devido ao posicionamento e tempo em que o paciente permanece em um mesmo decúbito ou posição.

A equipe de enfermagem tem um papel imprescindível em relação as ulceras por pressão, pois a enfermagem é quem realiza uma assistência de maneira organizada, capaz não só de cuidar da patologia mas sim fazer orientações que evitem o aparecimento das mesmas. A orientação deve acontecer não só aos pacientes, mais principalmente a seus familiares ou cuidadores.

2. Objetivo

Essa revisão bibliográfica, tem como objetivo descrever sobre as úlceras de decúbito no calcâneo, o porquê da ocorrência, os sistemas envolvidos e afetados durante o processo, assim como medidas curativas e preventivas da mesma.

3. Metodologia

Alguns termos são empregados ao relatarmos o envolvimento da integridade da pele; ferida de leito, ferida de decúbito, ferida por pressão e úlcera por pressão.

Segundo POTTER e PERRY, uma lesão da pele, tecido ou estrutura implícita, geralmente sobre uma proeminência óssea, resultado de uma pressão, se caracteriza úlcera por pressão. As úlceras por pressão são classificadas por um sistema de esmagamento ou gradação. Essa classificação consiste na descrição da profundidade do tecido abatido.

• Na úlcera por pressão de Grau I, a pele apresenta rubor persistente, não há perda de tecido, comprometimento apenas da epiderme.

• Grau II, Perda parcial de tecido, envolvendo a epiderme, a derme e/ou ambas, com aparência de uma cratera superficial.

• Grau III, Pele destruída, com apresentação de tecido necrosado, sem comprometimento do tecido muscular, úlcera profunda.

• Grau IV, Extensa destruição dos tecidos como tecido ósseo, muscular, podendo atingir estruturas de suporte como tendões.

De acordo com Fernandes; Vasconcelos; Vieira, existem alguns fatores de risco e uma predisposição para eclosão das úlceras por pressão, são eles: força de cisalhamento, atrito, umidade, nutrição, comprometimento da mobilidade e da percepção sensorial, alteração no nível de consciência.

Todo paciente que apresenta pouca ou até mesmo nenhuma mobilidade, incontinência urinaria e/ou fecal, tem grandes chances de desenvolver úlcera por pressão, segundo pesquisas, nos pacientes de UTIs, a úlcera por pressão é uma complicação frequente, devido há alguns elementos.

As úlceras por pressão se caracterizam como uma grande adversidade, tanto para os clientes, como para os hospitais, pois acarretam desconforto, dor e sofrimento, além da extensão da mortalidade e aumento dos custos do tratamento. As lesões acarretam graves problemas aos cuidados proporcionado ao paciente, analisar e entender o que são as úlceras por pressão, seus fatores de risco e sua etiologia, concede a equipe envolvida executar ações de tratamento e prevenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com