TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas Das Vertebras

Pesquisas Acadêmicas: Caracteristicas Das Vertebras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  1.366 Visualizações

Página 1 de 4

Características morfológicas das Vértebras

A coluna vertebral humana normalmente é composta por 33 vértebras sendo:

• 7 vertebrais;

• 12 torácicas;

• 5 lombares;

• 5 fundidas que formam o sacro;

• 4 coccígeas.

Superiormente, se articula com o osso occipital (crânio); inferiormente, articula-se com o osso do quadril ( Ilíaco ).

Curvaturas da Coluna Vertebral

Numa vista lateral, a coluna apresenta várias curvaturas consideradas fisiológicas.

São elas: cervical (convexa ventral mente - LORDOSE), torácica (côncava ventral mente - CIFOSE), lombar (convexa ventral mente - LORDOSE) e pélvica (côncava ventral mente - CIFOSE). Quando uma destas curvaturas está aumentada, chamamos de HIPERCIFOSE (Região dorsal e pélvica) ou HIPERLORDOSE (Região cervical e lombar).Numa vista anterior ou posterior, a coluna vertebral não apresenta nenhuma curvatura. Quando ocorre alguma curvatura neste plano chamamos de ESCOLIOSE.

Vertebras Cervicais

Possuem um corpo pequeno exceto a primeira e a segunda vértebra. Em geral apresentam processo espinhal bífido e horizontalizado e seus processo transversos possuem forames transversos (passagem de artérias e veias vertebrais).

Porém existem as vertebras atípicas que são a primeira e a segunda vertebral, chamada atlas e axis:

A 1ª vertebra cervical ou atlas possui este nome porque é a única vertebra que possui contato direto com a cabeça. A vertebra atlas por ser uma atípica, ela não possui o corpo vertebral, mas sim um anel com formato losangular que envolve o forame vertebral.

Esta vertebra possui uma estrutura lateral denominada de processo transverso (um de cada lado) um pouco diferente das vertebras atípicas, pois neste, existe um forame do processo transverso (por onde passam artérias vertebrais com trajeto ascendente para o crânio). Outro acidente ósseo que também se encontra lateral é a massa lateral (uma de cada lado).

Estas se unem aos arcos anterior (fecha o anel anterior) e posterior (fecha o anel posterior) do atlas com seus respectivos tubérculos anterior e posterior. Acima da massa lateral existe a fóvea ou face articular superior, local onde se articula com o crânio através do côndilo occipital. No arco anterior do atlas existe a fóvea do dente do axis, um acidente ósseo que permite articulação com a 2ª vértebra (axis). E por último, em vista inferior das massas laterais existe a fóvea articular inferior, que serve para articular com a 2ª vertebra (axis).

A 2ª vertebra cervical (axis) apresenta esta denominação pelo fato de ser o eixo para a rotação do atlas com o crânio. Esta vertebra possui o corpo vertebral, onde se projeta em uma estrutura denominada de dente do axis (face articular posterior e anterior).O dente se articula com o atlas (fóvea para o dente do axis) através da sua face articular posterior. Já a face articular anterior do dente possui uma relação direta com um grande ligamento (transverso do atlas). Este é estabilizador do dente do axis com a vertebra atlas. A fóvea ou processo articular superior encontra-se de cada lado do dente e articulando com estas estruturas são as faces articulares inferiores do atlas. Na porção inferior do axis encontramos a face articular inferior do atlas (articulam com a 3ª vertebra). Encontramos também mais lateral o processo transverso do axis com o seu forame transverso. O axis possui um processo espinhoso, diferentemente do atlas que não possui. Sendo que este processo é bifurcado.

Vertebras torácica

O processo espinhoso não é bifurcado e se apresenta descendente e pontiagudo. As vértebras torácicas se articulam com as costelas, sendo que as superfícies articulares dessas vértebras são chamadas fóveas e hemi-fóveas. As fóveas podem estar localizadas no corpo vertebral, pedículo ou nos processos transversos.

Vertebra lombar

Os corpos vertebrais são maiores. O processo espinhal não é bifurcado, além de estar disposto em posição horizontal. Apresenta o forame vertebral em forma triangular e processos mamilares. Apresenta um processo transverso bem desenvolvido chamado apêndice costiforme. Pode ser diferenciado também por não apresentar forame no processo transverso e nem a fóvea costal.

Sacro

O sacro tem a forma de uma pirâmide quadrangular com a base voltada para cima e o ápice para baixo. Articula-se superiormente com a 5ª vértebra lombar e inferiormente com o cóccix.

O sacro é a fusão de cinco vértebras e apresenta 4 faces: duas laterais, uma anterior e uma posterior. Entre as vértebras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com