TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características gerais prokarioticheskih e эukarioticheskih kletok

Tese: Características gerais prokarioticheskih e эukarioticheskih kletok. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  948 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

1) Caracterização geral das células eucariontes e procariontes

EUCARIONTES

As células eucariontes, também denominadas células eucarióticas, típico da constituição estrutural dos fungos, protozoários, animais e plantas. possuem uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso (RER), mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi. O que permite a realização de reações bioquímicas específicas. Outra característica única das células eucarióticas é a presença de citoesqueleto, que lhes fornece suporte e mecanismos para o movimento.

um importante aspecto evolutivo das células eucarióticas é a individualização de um núcleo ou carioteca, delimitado por membrana nuclear, restringindo em seu interior o material cromossômico.

Evolutivamente, acredita-se que o surgimento das células eucariontes tenha partido do processo de emissão de prolongamentos ou invaginações da membrana plasmática em células primitivas, que foram adquirindo crescente complexidade à medida que se multiplicavam. Quanto à existência dos cloroplastos e mitocôndrias no interior dos eucariotos, acredita-se que relações simbióticas foram mantidas entre células procarióticas englobadas por células eucarióticas, mantendo um harmônico sistema celular.

Os eucariotas são portanto os organismos vivos unicelulares ou pluricelulares constituídos por células dotadas de núcleo, distinguindo-se dos procariotes, cujas células são desprovidas de um núcleo bem diferenciado.

PROCARIONTES

são organismos unicelulares na sua maioria e que não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. são características dos organismos dos Domínios Bactéria e cianobactérias. Os organismos procariontes são unicelulares mas muitos deles formam colónias de forma linear ou em pequenos grupos. Suas dimensões geralmente não excedem poucos micrômetros, podendo variar entre cerca de 0,2 µm, nos micoplasmas, até 30 µm, em algumas espiroquetas.

Célula de estrutura muito simples caracterizada pela ausência de um núcleo individualizado e com um número muito reduzido de organelos celulares. O material genético, geralmente uma molécula de ADN circular, encontra-se disperso no citoplasma, sem estar associado a proteínas, constituindo o nucleoide. As células procarióticas raramente possuem genes em mosaico.

A divisão celular das células procarióticas é diferente da que ocorre nas células eucarióticas. Este é um processo muito mais simples. Ocorre imediatamente a seguir à replicação do ADN. A duplicação da molécula circular de ADN inicia-se num determinado ponto, prossegue nos dois sentidos, de modo a que no final se formem duas cadeias de ADN circulares. Após a duplicação do ADN, ocorre a divisão celular, formando-se duas células-filhas, cada uma com uma das cadeias de ADN.

Todas as células procariontes apresentam as mesmas características básicas: Membrana citoplasmática, nucleóide, citoplasma, parede celular (localizada no exterior da membrana citoplasmática, tem uma rigidez que dá suporte à célula e determina a sua forma).

Cápsula - localizada por fora da parede celular, nem sempre existe. A cápsula é uma estrutura mucosa, composta principalmente por polissacáridos. A cápsula não é essencial à vida da célula pois, para além de existirem bactérias que não as produzem, esta pode sobreviver se a perder.

Ribossomos - são organelas presentes tanto nas células eucarióticas e procarióticas, cuja principal função é a síntese de proteínas e enzimas usadas pela célula.

Mesossomo - É uma invaginação da membrana plasmática para dentro do citoplasma; está presente em alguns tipos de bactérias. Também participa no facilitamento da divisão celular.

Flagelo - bacteriano é um tubo oco, com 20 nanómetros de espessura, composto pela proteína flagelina, de forma helicoidal com uma dobra à saída da membrana celular chamada "gancho", que faz com que a hélice fique virada para o exterior da célula.

3) CITOPLASMA: CITOSOL, ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

Citoplasma é o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. É preenchido por uma substância viscosa denominada citosol ou hialoplasma onde estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas.

Sua função é para acomodar organelos celulares e contribuir para o movimento destas. O citosol é o local de muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com