TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Catapora

Tese: Catapora. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  Tese  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

O que é a catapora?

A catapora é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Varicela zoster, do grupo de vírus do herpes. Há muitos tipos de herpes, mas uma coisa que todos os vírus dessa família têm em comum é a capacidade de passar por uma fase de latência no corpo, após a infecção aguda, e só depois ser reativados.

Com a catapora, quando isso acontece, o adulto sofre de herpes zóster.

Também conhecida como varicela, a catapora provoca uma manifestação cutânea que coça e começa com pequenas lesões. Rapidamente, essas lesões viram bolhinhas cheias de um líquido transparente, que então secam e formam casquinhas. À medida que a doença avança, novas bolhas aparecem.

As manchas na pele costumam aparecer primeiro na cabeça, no rosto e no tronco, e depois se espalham para o resto do corpo. Às vezes podem surgir dentro da boca, como pequenas aftas, e nos órgãos genitais. Crianças podem ter de 250 a 500 bolhinhas, embora seja possível ter apenas umas poucas.

No caso de bebês, eles tendem a ficar cansados e podem apresentar uma pequena febre. Além disso, podem perder o apetite e, nos dias que precedem a manifestação cutânea, ficar com o nariz escorrendo e um pouco de tosse.

No Brasil, já há vacina contra a varicela, que entrou no programa nacional do governo em 2013, administrada gratuitamente em uma dose com 1 ano e 3 meses. Pelo calendário recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a vacina é dada em duas doses, com 1 ano e depois com 1 ano e 3 meses. (Até 2013, o reforço recomendado pela SBP era entre 4 e 6 anos). A imunização previne contra formas mais graves de catapora e contra complicações.

Como se dá o contágio?

O vírus é transmitido pelo contato entre pessoas, através de espirros, tosse, catarro, ou pelo contato com as lesões, na fase da formação das vesículas, ou bolhinhas. A maioria das crianças tem catapora bem novas, quando a doença geralmente se manifesta de uma forma mais branda, embora haja risco de complicações. Em jovens e adultos, contudo, a catapora pode ser mais séria.

O período de incubação, isto é, o período entre o contágio e o aparecimento de sintomas, varia de duas a três semanas. A criança fica contagiosa cerca de dois dias antes das primeiras manifestações cutâneas até que elas tenham secado (algo que pode levar até 10 dias).

Há algum risco para mulheres grávidas?

Crianças com catapora devem ser mantidas longe de gestantes que nunca tiveram a doença, já que ela pode causar problemas para o feto. Evite também que seu filho doente entre em contato com bebês muito pequenos e crianças com alguma deficiência imunológica.

Existe tratamento específico para a catapora?

Caso o contato com uma criança doente tenha acontecido há menos de 48 horas, e seu filho não for vacinado, fale com o pediatra, pois ele pode recomendar a imunização, que pode conseguir evitar a doença.

Medicamentos antivirais só costumam ser administrados a crianças mais vulneráveis a problemas sérios de saúde. Mesmo assim, sempre consulte o pediatra se achar que seu filho pode estar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com