TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Catapora: vírus causal

Tese: Catapora: vírus causal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Tese  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

Catapora: Vírus causador

A varicela conhecida popularmente como catapora é uma doença infecciosa aguda, comum na infância e facilmente contagiosa.

É causada pelo vírus varicela-zóster também conhecida como HHV3.

O vírus da varicela-zóster normalmente permanece dormente, no interior de alguns gânglios do sistema nervoso.

O sistema imunológico normalmente mantem o vírus sobe controle, mas quando estas defesas naturais encontram-se debilitadas ocorre à deflagração da doença.

Estima-se que cerca de 20% das pessoas possam contrair esse vírus.

Catapora: Tratamento

Não existe cura, mas existem antivirais indicados em pacientes imunodeprimidos ou até mesmo imunocompetentes, a fim de evitar a neurologia pós herpética ou aliviar sintomas de grande expressão.

A limpeza local: banhos com permanganato de potássio, soluções iodadas para aliviar a coceira e ajudar na cicatrização rápida das feridas. No entanto o uso incorreto pode causar queimaduras e reações alérgicas.

Compressa de permanganato de potássio ou água borriçada varias vezes ao dia. Deve-se proteger os olhos do permanganato.

Se houver início de infecção, antibióticos podem ser receitados. Entre os cuidados sugeridos ao paciente durante o período de infecção, estão cortar sempre as unhas e deixá-las bem limpas, evitando o contato com pessoas com baixa capacidade imunológica. Usar roupas leves pode evitar calor e aliviar as coceiras, usar luvas na hora de dormir, e evitar ao máximo coçar as feridinhas que ajudam a evitar marcas permanentes.

As vacinas: Existe vacina que deve ser recebida na infância a partir dos 12 meses de vida e reforço entre 4 e 6 anos de idade. Uma única dose, na ausência do reforço, pode não prevenir a doença, mas faz com que essa seja bem mais leve e pouco sintomática. Muitas vezes a varicela nos vacinados pode nem chegar a ser notada e diagnosticada. A vacina também pode ser fornecida às pessoas não vacinadas que tiveram contato próximo com doentes, para evitar ou amenizar o quadro da varicela.

A varicela tem vacina que visa a impedir a infecção primária, e assim sua reativação na forma de Zoster. A vacina não faz parte do calendário nacional de vacinação, mas é indicada para evitar complicações e conter a endemia. Para que a vacina tenha efeito, ela deve ser aplicada no máximo até o quarto dia após o contato com o enfermo. A vacina é contraindicada em pessoas com imunidade baixa durante certos períodos da gravidez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com